Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30092
Type: Dissertação
Title: Uma mulher e o olhar em ato: o que a arte desnuda do não-todo do corpo
Authors: Pâmella Fernandes Freitas
First Advisor: Guilherme Massara Rocha
First Co-advisor: Jeferson Machado Pinto
First Referee: Marcia Maria Rosa Vieira Luchina
Second Referee: Edson Luiz André de Sousa
Abstract: Na medida em que uma mulher é postulada, pela Psicanálise, como mais “próxima” do Real, esta pesquisa buscou averiguar o que uma mulher, ao se oferecer ao olhar, evidencia do nãotodo de seu corpo. O objetivo desta pesquisa, portanto, é contribuir no avanço teórico da Psicanálise no que tange à constituição de um sujeito, de uma mulher, de um corpo e no esclarecimento acerca da noção de não-todo. A partir da análise das obras e dos relatos de duas artistas - Ethel Braga, performista, e Monica Piloni, artista plástica - o que se elucidou é que dizer da noção lógica do não-todo é dizer de algo incógnito, obscuro e enigmático que concerne não só às mulheres, mas a todo e qualquer sujeito. É dizer de uma falta, de um vazio sobre o qual todos os corpos orbitam: o Real. A partir da investigação construída no percurso deste trabalho, a pergunta freudiana “O que quer uma mulher?” transformou-se em “O que quer um sujeito?” e uma possível resposta foi apontada: o que quer um sujeito é um acesso, um vislumbre, um olhar sobre o Real que se apresenta como algo obscuro instalado no corpo. Na tentativa de esclarecer sobre esse obscuro, foi investigado como identificá-lo e como lhe dar visibilidade. É nesse ponto que a arte tem muito a dizer, na medida em que produz, em ato, a imaginarização de um alcance a um corpo todo. Por uma interpretação psicanalítica, três atos foram abordados nesta pesquisa: 1) a constituição do sujeito, de seu corpo, em três dimensões; 2) a importância do olhar tanto na constituição de um corpo que os sujeitos creem que possuem, como também do olhar sustentado pela função de ser objeto a, quer dizer, aquilo que poderia obturar a falta, atribuir (ou identificar) algo no lugar da dimensão Real que permanece inacessível; e, por fim, 3) uma indicação do ato necessário para que um sujeito rompa com a angústia de ser e ter um corpo não-todo: o assentimento. Ao final desta investigação, o que foi possível indicar, a partir daquilo que a arte desnuda ao olhar de seu observador, é que a dimensão Real do corpo se mantém como aquilo que não cessa de não se inscrever e, por isso, não é exposto, de fato, ao olhar.
Abstract: To the extent that a woman is postulated by psychoanalysis as being "closer" to the Real, this research sought to ascertain what a woman, when offering herself to be looked at, reveals of the not-all of her body. The purpose of this research, therefore, is to contribute to the theoretical advance of psychoanalysis in regard to the constitution of a subject, of a woman, of a body and to enlighten the notion of the not-all. From the analysis of the works and reports of two artists - Ethel Braga, a performer, and Monica Piloni, a fine artist - it has been elucidated that to discuss the logical notion of the notall is to say something incognito, obscure and enigmatic that concerns, not only women, but every subject. It`s to say something of an absence, of an emptiness, in which all bodies orbit: the Real. After the research drawn in the course of this work, the Freudian question "What does a woman want?" became "What does a subject want?" and a possible answer was pointed out: what a subject wants is an access, a glimpse, a gaze at the Real that presents itself as something obscure installed in the body. In an attempt to clarify this obscure, it was investigated how to identify it and how to give it visibility. It`s in this moment that art has much to say, in so far as it produces, in act, the imagining of a reach to a whole body. By a psychoanalytic interpretation, three acts were addressed in this research: 1) the constitution of the subject, of his body, in three dimensions; 2) the importance of the gaze, both in the constitution of a body that the subject believed it possess, and also from the gaze sustained by the function of being object a, that is, what could fill the absence, attribute (or identify) something in the place of the Real dimension that remains inaccessible; and, finally, 3) an indication of the act necessary for the subject to rupture from the anguish of being and having a not-all body: the assent. By the end of this investigation, it was possible to indicate, from what art strips to the eye of it`s observer, that the Real dimension of the body remains as that which does not cease to not subscribe and therefore is not exposed, in fact, to the gaze.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30092
Issue Date: 26-Feb-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de Mestrado_Pâmella Fernandes Freitas_2018 PUBLICAÇÃO_pdf.pdfAberto1.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.