Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30191
Type: Dissertação
Title: Habilidades comunicativas em pacientes com Migrânea
Authors: Caroline Martins de Araújo
First Advisor: Antônio Lucio Teixeira Junior
First Co-advisor: Stela Maris Aguiar Lemos
Abstract: Objetivo: A migrânea é uma doença comum e atinge 15% da população geral. Muitos estudos atestam alterações cognitivas em migrânea e, a partir desse contexto, objetivou-se identificar se os pacientes com migrânea acompanhados pelo Ambulatório de Cefaléias do Serviço de Neurologia do Hospital das Clínicas da UFMG, apresentavam alterações em suas habilidades comunicativas. Métodos: Foi realizado estudo de corte transversal no qual realisou-se entrevista estruturada em 30 pacientes com migrânea e 30 controles. Para a caracterização da amostra foi elaborado o Formulário para caracterização da amostra. Para avaliar o impacto e a qualidade de vida em migranosos utilizou-se os intrumentos HIT-6, MIDAS e SF-36. As ferramentas MAC, Prova de Consciência Fonológica, Prova de Consciência Sintática, MSV, MSNV, LS, TPTD e TPTF foram utilizadas para a avaliação das habilidades comunicativas. Resultados:A maioria dos pacientes apresentaram migrânia com grau de impacto muito grave (46,7%) e incapacidade grave (56,7%). O SF-36 apresentou piores escores no grupo com migrânea do que em controles. Migranosos apresentaram piores escores em relação à quando comparados a controles. Na prova de consciência fonológica observou-se diferenças estatísticamente significativas em todos os itens à exceção à síntese silábica. Não foi observada associação entre o grau de incapacidade ou de impacto provocados pela migrânea e habilidades comunicativas. Conclusão: Pacientes com migrânea apresentaram alterações comunicativas quando comparados a controles. Estas alterações não estão associadas à gravidade da migrânea.
Abstract: Objective: Migraine is a very common disease, achieving 15% of the population. Many studies attest to cognitive changes in migraine and, starting from this context, it was aimed to identify if the patients with migraine followed at the Neurology Service Migraine Ambulatory at Hospital das Clínicas – UFMG showed any changes in their communicative abilities. Methods: A cross-sectional study was made using a structured interview in 30 patients with migraine and 30 controls. To characterize the sample a sample characterization Form was produced. To evaluate impact and life quality in patients with migraine the following instruments were used: HIT-6, MIDAS and SF-36. The MAC, Phonological Awareness Test, Syntax Awareness Test, MSV, MSNV, LS, TPTD e TPTF were used to evaluate communicative abilities. Results: Most patients showed a very high impact grade of migraine (46,7%) and serious incapacity (56,7%). The SF-36 showed the worst score into the group with migraine than in control. Patients witn migraine showed the worst scores at MAC when compared to controls. At the Phonological Awareness Test it was observed significative statistically differences within all items except for the syllabic synthesis. Statistically different differences were also observed at MSNV, LS, TPTD and TPTF. Association between impact grade or incapacity grade motivated by migraine and communicative abilities was not observed. Conclusion: Patients with migraine showed communicative changes when compared to controls. Such changes are not associated to migraine seriousness.
Subject: neurociência
enxaqueca
transtorno da comunicação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFÍSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30191
Issue Date: 27-Feb-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO FINAL - COMPLETA.pdfAberto1.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.