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dc.contributor.advisor1Leonardo de Mello Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4677324808436927pt_BR
dc.contributor.referee1Rogério Antonio Lopespt_BR
dc.contributor.referee2Flavio Willigespt_BR
dc.creatorEduardo César Campos Coelhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3425231455565912pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-07T21:17:44Z-
dc.date.available2019-10-07T21:17:44Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30192-
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the consequences that an evolutionary genealogy of our moral psychology can bring to traditional philosophical questions about the nature of moral values and how we can know them. In this sense, the inquiry that guides this dissertation has a conditional nature: if the evolutionary process has influenced the genesis of our moral beliefs and attitudes, then what are the consequences, if any, for the metaphysics and epistemology of moral values? Specifically, three contemporary philosophers – Michael Ruse, Sharon Street, and Richard Joyce – argue, each in their own way, in favor of some skeptical thesis for the possibility of knowledge or the existence of objective moral values. In response to them, other philosophers – David Copp, Erick Wielenberg, David Enoch, William FitzPatrick, Erick Shafer-Landau, among others – argue that nothing in the evolutionary genesis justifies such consequences. The focus of the work will be to analyze this controversy. However, before that, two propaedeutic topics are important to motivate the debate. First, it is important to understand the general line of what motivates and what is the nature of the positions that espouse an objective nature for morality – specifically, called moral realism in contemporary English-language philosophy. Second, it is necessary to present, albeit briefly, the empirical arguments in favor of the thesis that moral psychology is the product of the evolutionary process. In this way, the first chapter of the paper will address moral realism and the reasons for defending it. The second chapter will present the scientific hypothesis of the evolutionary origin of morality. The third chapter will discuss the skeptical arguments of Michael Ruse, Sharon Street and Richard Joyce. Finally, the fourth chapter will examine the counterarguments to evolutionist skepticism about moral objectivity.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa as consequências que uma genealogia evolutiva da nossa psicologia moral pode trazer para perguntas filosóficas tradicionais sobre a natureza dos valores morais e como podemos conhecê-los. Nesse sentido, a indagação que norteia a pesquisa é condicional: se o processo evolutivo influenciou a gênese de nossas crenças e atitudes morais, então quais são as consequências, se há alguma, para a metafísica e epistemologia dos valores morais? Especificamente, três filósofos contemporâneos – Michael Ruse, Sharon Street e Richard Joyce – argumentam, cada um a seu modo, a favor de alguma tese cética para a possibilidade do conhecimento ou a existência de valores morais objetivos. Em resposta a eles, outros filósofos – David Copp, Erick Wielenberg, David Enoch, William FitzPatrick, Russ Shafer-Landau, dentre outros – defendem que nada na gênese evolucionista justifica tais consequências. O foco do trabalho será analisar esse embate. Porém, antes disso, dois tópicos propedêuticos são importantes para motivar o debate. Primeiramente, é importante entender a linha geral do que motiva e qual é a natureza das posições que defendem uma natureza objetiva para a moralidade – especificamente, aquilo que é denominado na filosofia contemporânea de língua inglesa de realismo moral. Em segundo lugar, é mister apresentar, ainda que sumariamente, os argumentos empíricos a favor da tese de que a psicologia moral é fruto do processo evolutivo. Dessa forma, o primeiro capítulo do trabalho abordará o realismo moral e as razões para defendê-lo. O segundo capítulo apresentará a hipótese científica da origem evolutiva da moralidade. O terceiro capítulo discutirá os argumentos céticos de Michael Ruse, Sharon Street e Richard Joyce. Por fim, o quarto capítulo analisará os contra-argumentos ao ceticismo evolucionista sobre a objetividade moral.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMetafísicapt_BR
dc.subjectComportamentos cooperativospt_BR
dc.subject.otherFilosofia - Tesespt_BR
dc.subject.otherBiologia - Filosofiapt_BR
dc.titleEvolução e Ontologia Moralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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