Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30221
Type: Tese
Title: Faz todo sentido biológico? Mulheres, (homens) e ciências nas textualidades do canal Nerdologia
Authors: Verônica Soares da Costa
First Advisor: Carlos Alberto de Carvalho
First Referee: Camila Maciel Campolina Alves Mantovani
Second Referee: Elton Antunes
Third Referee: Maurício Guilherme Silva Jr.
metadata.dc.contributor.referee4: Yurij Castelfranchi
Abstract: A tese desenvolve uma reflexão sobre como a divulgação científica pode perpetuar pressupostos sexistas sobre o papel das ciências na sociedade, atuando como uma camada de sentido que corrobora com ideais de uma Ciência marcada por crenças em valores associados ao masculino, como objetividade, neutralidade e racionalidade. A análise crítica de textos verbo-áudio-visuais do canal Nerdologia, fenômeno do YouTube Brasil que pretende fazer “uma análise científica da cultura nerd”, evidencia relações desiguais entre mulheres e homens em conteúdos de divulgação científica pautados pela cultura nerd. A partir do percurso sociohistórico de consolidação das ciências como empreitada masculina, busca-se indicar processos de invisibilização, sub-representação e silenciamento de mulheres em suas relações com as ciências. A abordagem metodológica parte do conceito de texto como um composto heterogêneo de signos, e da divulgação científica como um texto capaz de apreender eventos e fenômenos sociais da vida cotidiana, como o sexismo. A abordagem teórico-metodológica dos estudos feministas sobre as ciências contribui para a análise crítica das redes textuais propostas pelo Nerdologia. A observação das textualidades do canal indicou que as imagens de ciências que o Nerdologia cria, aciona e divulga no YouTube dizem de camadas econômicas, políticas e sociais entrelaçadas também às lógicas próprias da plataforma, além de apontarem para atravessamentos das ciências com três aspectos preponderantes: as questões de gênero intermediadas pelos elementos da cultura nerd; a institucionalização das ciências como processo de reconhecimento do que é considerado científico, em oposição ao senso comum; e as Ciências Biológicas como eixo privilegiado de explicação do mundo. Tais aspectos colaboram para reforçar estereótipos de gênero e relações desiguais entre homens e mulheres como sujeitos e objetos das ciências. Tanto as paisagens sonoras do áudio, quanto as visualidades compostas a partir de uma mirada sexista calcada nos elementos da cultura nerd geram textos visuais que reverberam na representação coletiva como agressivos para mulheres e confortáveis para homens, pois reforçam estereótipos de dominação e hierarquização de saberes, ao mesmo tempo em que não ampliam as possibilidades de criação e leitura de imagens plurais das ciências. As contribuições possíveis da análise reforçam a importância de tornar a divulgação científica uma esfera politicamente engajada na superação de marcas de misoginia, sexismo e racismo, dentre outras manifestações de preconceitos e limitações impostas como consequência da associação com princípios de uma Ciência singular. A pesquisa também sugere a necessidade de reelaboração de ações e projetos de comunicação científica em direção à superação de um ideal simplório de objetividade, subvertendo-o em saberes provisoriamente localizados.
Abstract: This study reflects on how science communication may perpetuate sexist assumptions about the role of sciences in society when associated with positivist qualities such as objectivity, neutrality and rationality, traditionally regarded as male values. The critical analysis of the textualities within Nerdologia, a Brazilian YouTube phenomenon that intends to make "a scientific analysis of nerd culture", seeks to demonstrate how the connection between women, men and sciences emerge in a science communication project based on nerd culture. From the sociohistorical perspective of Science as an eminently masculine endeavor, we try to evidence processes of invisibilities, under-representation and silencing of women in their relations with scientific knowledge. The concept of text as textuality is understood as a necessarily heterogeneous compound of signs, so that the text of science communication is also a way of apprehending events and social phenomena of daily life, such as sexism in science. The theoretical-methodological approach of feminist studies of science contributes to the analysis of the textual networks proposed by Nerdologia, which promotes a cultural crossroad of the world of nerds and the worlds of Science. The critical analysis of textualities indicates that science images Nerdologia creates and disseminates on YouTube are entangled in economic, political and social strata intertwined with the platform's own modes of operation, and it also points out to three preponderant aspects: the gender issues intermediated by the elements of the nerd culture; the institutionalization of sciences as a process of recognition and differentiation of what is considered scientific, as opposed to common sense; and Biology as a privileged point of view to explain the world. The three aspects collaborate to reinforce gender stereotypes and unequal relations between men and women as subjects and objects of sciences. Both the soundscapes of the audio and the visualities composed from a sexist gaze on the elements of the nerd culture generate visual texts that reverberate in aggressive representations of sciences to women, and comfortable collective images for men, as they reinforce stereotypes of sexist domination and hierarchy. Those textualities do not expand the creative possibilities in the vast cluster of science images. The analysis reinforces the importance of making science communication a politically engaged sphere in overcoming misogyny, sexism and racism, among other manifestations of prejudices and limitations imposed as a consequence of the association with principles of a singular and limiting positivist Science. The research also suggests the need for re-elaboration of science communication projects towards overcoming a simplistic ideal of objectivity, subverting it in provisionally situated knowledges.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30221
Issue Date: 29-Apr-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_vsc_final.pdfTese - Verônica Soares da Costa - Faz todo sentido biológico?4.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.