Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30234
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Guilherme Massara Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9372630883932920pt_BR
dc.creatorVanessa Guimarães da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9020350641622428pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T13:22:16Z-
dc.date.available2019-10-10T13:22:16Z-
dc.date.issued2019-03-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30234-
dc.description.abstractThe current research discusses the mysteries involved in the relation between body and proper name in ORLAN’s artistical work. The research aims to understand how the emergence of a proper name enables the artist to develop new concepts of body. Therefore, the study was divided in four chapters analyzing the function of the body in her art. ORLAN subvert pre- existent orders, undermining scientific concepts, the aesthetics of her time and psychoanalysis itself. Hence, through her profane approach, it will be analyzed how her work is constituted throughout her encounter with psychoanalysis. Ultimately, it is discussed where psychoanalysis theories stands when facing ORLAN's multiple images.pt_BR
dc.description.resumoAtravés de uma articulação entre psicanálise e arte, a presente pesquisa traz uma discussão sobre os mistérios que marcam a relação entre corpo e nome na obra de ORLAN. Por meio de sua estética, pretende-se compreender como a ascensão de um nome-próprio possibilita o advir de um corpo para esse sujeito. Para tanto, este trabalho se divide em quatro capítulos principais. Estes fazem um percurso por entre sua densa obra, analisando qual a função do corpo em sua arte. Como será apresentado, a partir de um discurso herético, ORLAN subverte ordens pré-existentes, ulcerando a estética de seu tempo, assim como, a ciência e a própria psicanálise. Dessa forma, por intermédio de seu posicionamento blasfêmico, será analisado como sua obra se constitui através de seu encontro com a psicanálise. Por fim, questiona-se como essa teoria pode se posicionar frente aos mistérios de seu império de imagens.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrlanpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectNome-Própriopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.titleEspelhos em pedaços: o enigma da relação entre o corpo e o nome de ORLANpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação do mestrado para Repositório.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.