Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30237
Type: Dissertação
Title: O processamento fonológico e o seu papel nos transtornos da aprendizagem da leitura e da matemática
Authors: Caroline Greiner de Magalhães
First Advisor: Claudia Cardoso-Martins
Abstract: Recentemente, alguns pesquisadores (e.g., De Smedt et al., 2010 e Hecht et al., 2001) têm argumentado que déficits no processamento fonológico estão associados tanto ao transtorno da aprendizagem da leitura como ao transtorno da aprendizagem da matemática. O presente estudo examinou essa hipótese. Em particular, o estudo examinou se e, em que medida, déficits nos componentes do processamento fonológico, a saber, a consciência fonêmica (CF), a nomeação seriada rápida (NSR) e a memória verbal (MV), caracterizam crianças com transtornos isolados de aprendizagem da matemática. Participaram do estudo 114 crianças matriculadas em classes do 4o e 5º anos do ensino fundamental (idade média = 121,89 meses; DP = 8,48), divididas em quatro grupos, em função do seu desempenho em testes padronizados de leitura, escrita e matemática: 22 com dificuldades isoladas de leitura e escrita (DLE), 19 com dificuldades isoladas de matemática (DM), 16 com dificuldades de leitura, escrita e matemática (DLEM) e 57 sem dificuldades de aprendizagem (controles). Além de testes de leitura, escrita e matemática, as crianças completaram testes de inteligência verbal e não verbal, CF, NSR e MV. Os resultados revelaram a presença de déficits na MV tanto entre as crianças com dificuldade de leitura quanto entre aquelas com dificuldades de matemática, independentemente de suas dificuldades de aprendizagem serem ou não isoladas. Por outro lado, déficits na CF e na NSR só foram encontrados entre as crianças com dificuldade de leitura, isto é, nos grupos com DLE e com DLEM. De modo importante, ao contrário do que foi observado para os déficits na CF e na NSR, o déficit na MV no grupo comórbido não foi aditivo, mas equivalente àquele encontrado nos grupos com transtornos isolados da leitura ou da matemática, sugerindo que déficits na MV, mas não na CF ou na NSR, são compartilhados pelos transtornos de aprendizagem da leitura e da matemática. Em consonância com esses resultados, análises de regressão múltipla incluindo toda a amostra revelaram que, juntamente com variações na inteligência verbal, variações na CF e na NSR contribuem significativa e independentemente para variações na habilidade de leitura e escrita, enquanto que variações na matemática são explicadas por variações na inteligência não verbal, na inteligência verbal e na MV. Esses resultados são discutidos à luz do modelo de déficits múltiplos de B. Pennington.
Abstract: Recently, some researchers (e.g., De Smedt et al., 2010 and Hecht et al., 2001) have argued that deficits in phonological processing are associated with both reading and math disabilities. The present study examined this hypothesis. In particular, the study examined whether and, to what extent, deficits in the components of phonological processing, namely, phonemic awareness (CF), rapid serial naming (NSR) and verbal memory (MV), characterize children with isolated math difficulties. The study included 114 children enrolled in 4th and 5th grade classrooms of private schools in the metropolitan region of Belo Horizonte, MG, Brazil (mean age = 121.89 months; SD = 8.48), divided in four groups, according to their performance on standardized tests of reading, spelling and mathematics: 22 with isolated reading and spelling difficulties (DLE), 19 with isolated math difficulties (DM), 16 with difficulties in reading, spelling, and mathematics (DLEM), and 57 without learning difficulties (controls). In addition to tests of reading, spelling, and mathematics, the children completed tests of verbal and non-verbal intelligence, CF, NSR, and MV. Results revealed the presence of MV deficits in both the children with reading and spelling difficulties and in those with math difficulties, regardless of whether their learning difficulties were isolated or not. On the other hand, deficits in CF and NSR were found only among the children with reading difficulties, that is, in the children with either DLE or DLEM. Importantly, contrary to what was observed for CF and NSR, the MV deficit in the comorbid group was not additive, but equivalent to that found in the groups with isolated disorders of reading or mathematics, suggesting that deficits in MV, but not in CF or NSR, are shared by reading and math learning disorders. Consistent with these results, multiple regression analyzes with all the children revealed that, along with variations in verbal intelligence, variations in CF and NSR contributed significantly and independently to variations in reading and spelling ability, while variations in mathematics were explained by variations in nonverbal intelligence, verbal intelligence, and MV. These results are discussed in the light of B. Pennington’ multiple deficits framework.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30237
Issue Date: 15-Feb-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Mestrado Caroline Greiner de Magalhães.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.