Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/30249
Tipo: Dissertação
Título: Efetividade do programa educativo no conhecimento de profissionais de enfermagem sobre a higiene bucal em pacientes críticos intubados
Autor(es): Isadora Soto Tonelli
Primeiro Orientador: Tânia Couto Machado Chianca
Primeiro membro da banca : Luciana Regina Ferreira da Mata
Segundo membro da banca: Allana dos Reis Corrêa
Terceiro membro da banca: Andréia Nogueira Delfino
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar a efetividade do programa educativo no conhecimento de profissionais de enfermagem sobre a higiene bucal em pacientes críticos intubados. Trata-se de um estudo quase-experimental conduzido em um hospital de grande porte de Belo Horizonte – MG no período de março a julho de 2018. Participaram 79 profissionais de enfermagem, em três etapas: pré-teste, programa educativo e pós-teste. Foram elaborados instrumentos de caracterização da amostra e de avaliação do conhecimento da equipe de enfermagem sobre a higiene bucal do paciente crítico intubado. Este último contendo 20 questões com opções de resposta verdadeiras, falsas ou não sei, o qual foi submetido a validação de conteúdo por um comitê de especialistas. Análise descritiva e testes de Wilcoxon, Mann-Whitney, Kruskal Wallis e correlação de Spearman foram realizados. A amostra foi composta predominantemente por enfermeiros (54,4%), do sexo feminino (86,1%), bem distribuídos entre os turnos diurno e noturno (49,4% e 50,6%). O tempo de formado dos profissionais variou de 7 a 240 meses, com mediana de 96 meses (p25=60;p75=120), o tempo de atuação no Centro de Terapia Intensiva (CTI) variou de 1 a 156 meses, com mediana 29 meses (p25=9;p75=72). A maioria dos profissionais (78,5%) recebeu alguma instrução de higiene bucal durante a formação, entretanto, na instituição, 41,8% nunca recebeu treinamento sobre a temática. No que diz respeito a avaliação do conhecimento dos profissionais no pré-teste, a mediana de acertos foi de 15 questões (p25=13;p75=16) e, no pós-teste, a mediana foi de 19 questões (p25=17;p75=20). Houve diferença estatisticamente significativa entre os dois momentos, com o aumento do conhecimento dos profissionais da equipe de enfermagem após o programa educativo (p<0,001). Também houve diferença estatisticamente significativa entre o conhecimento no pré-teste e a ciência do profissional quanto ao protocolo de higiene bucal na instituição (p<0,05), sendo que profissionais que sabiam da existência do protocolo na instituição apresentaram um escore maior de conhecimento no pré-teste. Houve uma correlação negativa e de fraca magnitude entre o conhecimento no pós-teste e o tempo de formado dos profissionais (r= -0,258; p<0,05). Conclui-se que o programa educativo pautado em metodologias ativas, visando uma aprendizagem significativa, teve efeito positivo no conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre higiene bucal em pacientes críticos intubados, sendo este efeito menor em profissionais com maior tempo de formação. Reforça-se assim, a importância da educação permanente com programas educativos efetivos visando favorecer o conhecimento da equipe de enfermagem para a melhoria da qualidade da assistência à saúde
Abstract: This study aimed to evaluate the effectiveness of the educational program on the knowledge of nursing professionals on oral hygiene in critically ill intubated patients. This case study is a semi-experimental study performed in a large hospital in Belo Horizonte (MG), Brazil, from March to July 2018. 79 nursing professionals were considered in three study stages: pre-test, educational program and post-test. Sample characterization instruments and means to evaluate the knowledge of the nursing team regarding the oral hygiene in critically ill intubated patients were developed. The nursing team knowledge evaluation was performed by a questionnaire with 20 true or false sentences concerning the subject in study; this questionnaire was submitted to a committee composed by specialist and was content validated. Descriptive analysis and Wilcoxon, Mann-Whitney, Kruskal Wallis and Spearman correlation tests were also performed. The sample consisted predominantly of nurses (54.4%), female (86.1%),well distributed between the day and night shifts (49.4% and 50.6%).The training time of the professionals ranged from 7 to 240 months, with a median of 96 months (p25 = 60;p75 = 120), the time spent in the Intensive Care Center (ICU) ranged from 1 to 156 months, with median 29 months (p25 = 9; p75 = 72). Most of the professionals (78.5%) have received some oral hygiene instruction during the training. At the institution, 41.8% have never received training on the subject. Regarding the evaluation of professionals' knowledge, in the pre-test the median was 15 points (p25=13; p75=16) and, in the post-test, the median was 19 points (p25=17; p75=20). There was a significant statistical difference on both moments, with the increase in the knowledge concerning the professionals of the nursing team after the educational program (p <0.001).There was also a significant statistical difference between the pretest and the professional's knowledge regarding the oral hygiene protocol in the institution(P <0.05), that is, professionals who knew about the existence of the protocol in the institution achieved a higher knowledge score (r = -0.258, p <0.05). A negative correlation was found between the post-test and the training time of the professionals. It was concluded that the educational program based on active methodologies, aimed at a meaningful learning, had a positive effect on nursing professionals' knowledge concerning the oral hygiene in critically ill intubated patients, and this effect is lower in professionals who had a longer training periods. It reinforces the importance of permanent education with effective educational programs which aims to improve the knowledge of the nursing team in order to enhance the quality of health care.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30249
Data do documento: 1-Fev-2019
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