Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30274
Type: Tese
Title: Tecnologias digitais e multiletramentos: projetos online no processo de internacionalização do ensino de inglês na educação básica em contexto brasileiro
Authors: Maria Elizabete Villela Santiago
First Advisor: Reinildes Dias
First Referee: Diana Isabel de Araujo Mesquita
Second Referee: Vilma Ferreira de Souza
Third Referee: Climene Fernandes de Brito Arruda
metadata.dc.contributor.referee4: Clarice Lage Gualberto de Abreu
Abstract: O movimento de globalização, iniciado no século XX, fluidificou fronteiras, permitindo um fluxo multidirecional de culturas, idiomas, conhecimento e ações entre povos do mundo inteiro. Simultaneamente, o contínuo desenvolvimento tecnológico possibilitou interações independentes das limitações de espaço e de tempo, gerando ofertas e demandas de informações e serviços entre indivíduos de qualquer lugar do mundo. As interações provindas de uma sociedade cada vez mais global e digital ocorrem por meio do uso de recursos semióticos diretamente influenciados pelo contexto social. Para compreender e fazer uso dos recursos disponíveis em cada contexto, é necessário um conjunto de letramentos que englobe a linguagem verbal, a linguagem visual e conhecimentos sobre a tecnologia digital. Na sociedade, cada vez mais internacionalizada e digital, os letramentos em Língua Inglesa (LI), idioma estrangeiro dominante, e os digitais são necessários para acesso à informação e à participação em novos tipos de interação. Apesar da presença maciça da LI em vários contextos e de ela ser a Língua Estrangeira (LE) predominante nas escolas brasileiras, seu ensino, principalmente na Educação Básica da rede pública, ainda está muito aquém do necessário para promover a internacionalização desse segmento de ensino em nosso país. O objetivo deste estudo de caso foi investigar a utilização do ambiente e-pals para o desenvolvimento dos multiletramentos de aprendizes do 6º ano de uma rede pública mineira, por meio de interações entre eles e seus pares falantes de inglês, provenientes de diversos países, utilizando recursos de texto, imagem, áudio e vídeo no desenvolvimento do projeto de construção colaborativa de pôsteres. A pesquisa, aqui proposta, buscou, por meio da aplicação da Pedagogia dos Multiletramentos e da Aprendizagem Baseada em Projetos, desenvolver letramentos que envolvem conhecimentos sobre o gênero pôster, incluindo aspectos da Gramática do Design Visual e a análise crítica de seu contexto social; a utilização do ambiente epals; conhecimentos de LI, utilizada em interações reais; manipulação de hardwares e softwares de produção de textos multimodais; conhecimento intercultural, trabalho colaborativo e aprendizagem ativa. A coleta de dados ocorreu em três momentos principais: (a) um questionário para levantamento do perfil socioeconômico dos aprendizes e dos letramentos digitais, em LI, interculturais e colaborativos, (b) o processo de produção de vídeos de apresentações pessoais e pôsteres produzidos pelos aprendizes, bem como as rubricas de avaliação para esses itens e (c) a aplicação de um questionário autoavaliativo para aprendizes ao final do projeto. Apesar dos imprevistos durante a pesquisa, como a falta de participação dos colegas estrangeiros na maior parte do Projeto Interdisciplinar Poster Power e da, consequente, necessidade de adaptações em parte das atividades desenvolvidas com os participantes, os resultados obtidos foram favoráveis à utilização de ambientes online para promoção da internacionalização da Educação Básica. Em outras palavras, os resultados obtidos também indicaram o desenvolvimento de letramentos multimodais e multiculturais acompanhados dos letramentos em LI, além de competências relacionadas à aprendizagem (colabor)ativa, por meio dos processos do conhecimento dentro da aprendizagem por design. Desta forma, esta pesquisa buscou contribuir para futuras ações visando a internacionalização da educação básica.
Abstract: Globalization, begun in the 20th century, has blurred borders, allowing a multidirectional flow of cultures, languages, knowledge and actions among peoples around the world. Simultaneously, continuous technological development enabled interactions independently of space and time constraints, generating information and service offerings and demands among individuals from anywhere in the world. The interactions arising from an increasingly global and digital society occur through the use of semiotic resources directly influenced by the social context. In order to understand and make use of the resources available in each context, a set of literacies that encompasses written and oral verbal language, static and moving visual language, and knowledge about digital technology is necessary. In a society, which is increasingly more internationalized and digital, literacies in English Language, dominant foreign language, and digital literacies are necessary for access to information and participation in new types of interaction. Despite the massive presence of EL in several contexts and its predominance as foreign language in Brazilian schools, its teaching, mainly in the Elementary Public Schools, is far below what is necessary to promote the internationalization of this segment of education in Brazil, our country. The purpose of this case study was to investigate the use of the e-pals environment for the development of multiliteracies of 6th grade students in a public school in Minas Gerais state through interactions between them and their English-speaking peers from different countries using text, image, audio and video resources in the development of collaborative poster design. The research, proposed here, sought to develop, through the application of Multiliteracies Pedagogy and Project-Based Learning, literacies that involve knowledge about the poster genre, including aspects of the Grammar of Visual Design and the critical analysis of their social context; the use of the epals interface; knowledge of LI, used in real interactions; manipulation of hardware and software for the production of multimodal texts; intercultural knowledge, collaborative work and active learning. Data collection had three main moments: (a) a questionnaire to survey the socioeconomic profile of students and digital, LE, intercultural and collaborative literacies, (b) the production process of personal presentation videos and posters designed by the students, as well as the evaluation rubrics for these items (c) the application of a self-assessment questionnaire to students at the end of the project. Despite the unforeseen events during the research, such as the lack of participation of foreign colleagues in most of the Interdisciplinary Poster Power Project and the need for adaptations in part of the activities developed with the participants, the results obtained were favorable to the use of online environments to promote the internationalization of Elementary Education. In other words, the results obtained also indicated the development of multimodal and multicultural literacies accompanied by literacies in LI, as well as competences related to active learning, through the processes of knowledge within learning by design. In this way, this research sought to contribute to future actions aimed at the internationalization of Elementary Education.
Subject: Língua inglesa Estudo e ensino
Língua inglesa Métodos de ensino
Língua inglesa Ensino fundamental
Tecnologia educacional
Letramento
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30274
Issue Date: 16-Aug-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese MARIA ELIZABETE VILLELA SANTIAGO - POSLIN.pdfAberto4.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.