Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30288
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luis Alberto Ferreira Brandão Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6000133796297063pt_BR
dc.contributor.referee1Elisa Maria Amorim Vieirapt_BR
dc.contributor.referee2Márcia Maria Valle Arbexpt_BR
dc.contributor.referee3Ana Carina Utsch Terrapt_BR
dc.contributor.referee4Ana Elisa Ferreira Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee5Cleber Araújo Cabralpt_BR
dc.creatorDaiane Carneiro Pimentelpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1221846507188159pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T20:50:36Z-
dc.date.available2019-10-10T20:50:36Z-
dc.date.issued2019-04-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30288-
dc.description.abstractThis dissertation analyses, under a theoretical and comparative perspective, the space in the experimental novels Serafim Ponte Grande, by Oswald de Andrade, and Confissões de Ralfo: uma autobiografia imaginária, by Sérgio Sant’Anna. In Literary Studies, the category of space has different assumptions. In this dissertation, spatial structure has certain prominence. The novels which constitute the research corpus present strategies of narrative fragmentation. These strategies stress the successive-temporal vector conventionally associated to verbal language and generate an effect of spatialisation. Space, as a means of textual structuring, is associated to montage – a resource which has become common, since the beginning of the 20th century, to many artistic manifestations. Serafim Ponte Grande and Confissões de Ralfo, composed via a montage of fragments, problematize the ideals of totality, unity, and linearity attributed to the book as an object. This problematization leads to the reflection about the constitution of work of art space. The literary spatial structure and the work of art spatial configuration in Serafim Ponte Grande and in Confissões de Ralfo become clear when the urban scenarios in which the novels were produced are considered. The two novels also dialogue with these urban scenarios in a critical manner. To approach all these aspects, it becomes necessary to consider the assumption of space as representation. Although this dissertation analyses two specific aesthetic proposals – Oswald de Andrade’s and Sérgio Sant’Anna’s –, it is guided by an effort of synthesis because the category of space, understood in its conceptual diversity – space as a means of textual structuring, work of art space, and space as representation –, constitutes the point of intersection in comparing the two novels.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese analisa, sob uma perspectiva teórica e comparativa, o espaço nos romances experimentais Serafim Ponte Grande, de Oswald de Andrade, e Confissões de Ralfo: uma autobiografia imaginária, de Sérgio Sant’Anna. No âmbito dos Estudos Literários, a categoria espaço possui diferentes acepções, entre as quais ganha certa proeminência, aqui, a relativa à estruturação espacial. Os romances que constituem o corpus da pesquisa recorrem a estratégias de fragmentação da narrativa, as quais tensionam o vetor sucessivo-temporal convencionalmente associado à linguagem verbal e geram um efeito de espacialização. O espaço como forma de estruturação textual está associado à montagem, recurso que, a partir do início do século XX, tornou-se comum a diversas manifestações artísticas. Compostos via montagem de fragmentos, Serafim Ponte Grande e Confissões de Ralfo problematizam os ideais de totalidade, unidade e linearidade atribuídos ao objeto livro. Essa problematização, por sua vez, conduz à reflexão sobre a constituição do espaço da obra. A estruturação espacial e a configuração do espaço da obra em Serafim Ponte Grande e em Confissões de Ralfo são mais bem elucidadas quando se consideram os cenários urbanos em que os romances foram produzidos e com que dialogam de modo crítico. A fim de abordar tal aspecto, torna-se necessário recorrer à acepção de espaço como representação. Percebe-se, pois, que, embora analise duas propostas estéticas particulares – a de Oswald de Andrade e a de Sérgio Sant’Anna –, esta tese é guiada por um esforço de síntese, uma vez que a categoria espaço, compreendida em sua diversidade conceitual – espaço como forma de estruturação textual, espaço da obra e espaço como representação –, constitui o ponto de interseção na comparação entre os romancespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectFragmentaçãopt_BR
dc.subjectObrapt_BR
dc.subjectOswald de Andradept_BR
dc.subjectSérgio Sant’Annapt_BR
dc.subject.otherAndrade, Oswald de, 1890-1954 Serafim Ponte Grande Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherSant'Anna, Sérgio, 1941- Confissões de Ralfo: uma autobiografia imaginária Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherEspaço e tempo na literaturapt_BR
dc.subject.otherFicção brasileira História e críticapt_BR
dc.titleEspacialidades no romance experimental brasileiro: Serafim Ponte Grande, de Oswald de Andrade, e Confissões de Ralfo, de Sérgio Sant’Annapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Espacialidades no romance experimental brasileiro. Daiane C. Pimentel.pdfAberto25.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.