Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/30302
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Diabetes mellitus: plano de intervenção para prevenção de fatores de risco, na Unidade Básica de Saúde Penha, em Passos – Minas Gerais
Autor(es): Angela Maria Campos Ribeiro
Primeiro Orientador: Ayla Norma Ferreira Matos
Resumo: O Diabetes Mellitus é uma doença crônica, de grande impacto no perfil de morbimortalidade em todo o Brasil e que tem grande procura por atendimento e tratamento na Unidade Básica de Saúde. O objetivo deste trabalho é elaborar projeto de intervenção visando a prevenção de fatores de risco e evitar as complicações do diabetes mellitus, na população da UBS Penha, no município de Passos/MG, a fim de melhorar a qualidade de vida dos diabéticos. Visando subsidiar a proposta do projeto de intervenção, inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico em livros relacionados ao tema na Biblioteca Universitária da Universidade Estadual de Minas Gerais de Passos – MG consultas em bases de dados como Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Manuais do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira do Diabetes e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, sites de informações estatísticas como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil. Para busca dos artigos foram utilizados os descritores: Diabetes; Fatores de Risco; Prevenção. Foi realizado no período de janeiro a dezembro de 2015 e utilizou-se o recorte temporal de 2002 a 2015. Posteriormente à revisão de literatura, iniciou-se a elaboração do projeto de ação por meio do Planejamento Estratégico Situacional (PES) Simplificado, conforme método do módulo de Planejamento e Avaliação das Ações em Saúde do Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família (CEESF). A realização do projeto de intervenção vai permitir que a equipe perceba a necessidade de contar com apoio intersetorial e, também que suas ações têm reflexos na qualidade de vida da população assistida. As propostas apresentadas são possíveis de serem executadas e o projeto tem grande possibilidade de ser implementado em sua totalidade.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família Família
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30302
Data do documento: 9-Jul-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Corrigido segundoDolores.pdf758.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.