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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Ação educativa com profissionais para a qualificação da assistência de enfermagem ao recém-nascido na primeira hora após o parto de um centro obstétrico
Autor(es): Vanessa Araújo Viana
primer Tutor: Maria Adelane Monteiro da Silva
primer miembro del tribunal : Maria Adelane Monteiro da Silva
Segundo miembro del tribunal: Laise Conceição Caetano
Tercer miembro del tribunal: Cinthia Maria Gomes da Costa Escoto Esteche
Resumen: A presente intervenção tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos profissionais de enfermagem quanto às boas práticas com o recém-nascido na primeira hora após o parto. A intervenção foi efetuada em um Centro de Parto Normal de um Hospital Regional, com 15 profissionais de enfermagem, dentre esses cinco enfermeiros e dez técnicos em enfermagem que atuam no cuidado ao recémnascido na primeira hora de vida. Foram realizados cinco encontros, sendo um no plantão matutino, outro durante o turno vespertino e três no turno da noite. Elaborouse um pré-teste com dez perguntas referentes ao cuidado do recém-nascido na primeira hora do nascimento, abordando a temperatura ambiente ideal para a sala de parto, avaliação acerca da necessidade de reanimação, o tempo adequado para o clampeamento do cordão umbilical, os passos iniciais para reanimação, a necessidade de ventilação com pressão positiva e compressão torácica, e os cuidados de rotina após a estabilização clínica do neonato na sala de parto. Os encontros foram articulados em quatro momentos, em que o primeiro consta da dinâmica de apresentação e integração, posteriormente foi apresentada a proposta e o objetivo do projeto de intervenção, depois distribuído o instrumento e ofertado um tempo para o preenchimento, após, foi abordado acerca dos temas questionados no instrumento, humanização no parto e pós-parto bem como na assistência ao neonato, o esclarecimento de dúvidas e por fim, avaliou-se a intervenção, quando cada participante explanou sobre como foi o momento, o que foi bom e alguma sugestão. A partir da análise, notou-se que a maioria dos profissionais respondeu corretamente aos assuntos clampeamento do cordão umbilical, ventilação por pressão positiva e início da reanimação. Observou-se mais dificuldade dos profissionais acerca da temperatura ambiente ideal da sala de parto e do procedimento de reanimação. Dessa forma, a intervenção proporcionou conhecer as principais limitações dos profissionais em relação ao cuidado ao recém-nascido na primeira hora após o parto, essas subsidiaram o desenvolvimento da discussão. O reconhecimento das principais dificuldades dos profissionais direcionou a abordagem da intervenção de forma a se trabalhar, sobretudo, em cima das fragilidades da assistência. Ressalta-se a importância de intervenções para atualização dos profissionais que são desenvolvidas em seu ambiente de trabalho. As abordagens descritas no presente estudo contribuíram de forma singular para a qualificação dos participantes, pois pode-se discutir temáticas relevantes da assistência de enfermagem e sanar as dúvidas cotidianas.
Abstract: The present intervention aims to contribute to the improvement of nursing professionals regarding good practices with the newborn during the first hour after childbirth. The intervention was performed in a Normal Delivery Center of a Regional Hospital, with 15 nursing professionals, among these five nurses and ten nursing technicians who work in the care of the newborn during the first hour of life. Five meetings were held, one on the morning shift, one during the evening shift and three on the night shift. A pre-test was developed with ten questions regarding the care of the newborn in the first hour of birth, addressing the ideal temperature for the delivery room, evaluation of the need for resuscitation, adequate time for clamping the umbilical cord, the initial steps for resuscitation, the need for positive pressure ventilation and chest compression, and routine care after the clinical stabilization of the neonate in the delivery room. The meetings were articulated in four moments, in which the first one consisted of the presentation and integration dynamics, afterwards the proposal and the objective of the intervention project were presented, after that the instrument was distributed and offered a time for completion, and then the topics questioned in the instrument were discussed, humanization in childbirth and postpartum, as well as assistance to the newborn, clarification of doubts and, finally, the intervention was evaluated and each participant explained about how the moment was, what was good and gave some suggestions. From the analysis, it was noticed that most of the professionals answered correctly about the subjects: umbilical cord clamping, ventilation by positive pressure and beginning of resuscitation. It was observed more difficulty of the professionals about the ideal temperature in the delivery room and the resuscitation procedure. Thus, the intervention provided the knowledge of the professionals ‘main limitations regarding care to the newborn in the first hour after delivery, which subsidized the development of the discussion. The recognition the professionals ‘main difficulties directed the approach of the intervention in order to work, above all, on the fragility of the assistance. It is emphasized the importance of interventions to update professionals that are developed in their work environment. The approaches described in the present study contributed in a unique way to the qualification of the participants, since it was possible to discuss relevant thematic of the nursing care and to solve the daily doubts.
Asunto: Educação em Saúde
Cuidados de Enfermagem
Salas de Parto
Recém-Nascido
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30307
Fecha del documento: 6-feb-2018
Aparece en las colecciones:Especialização em Enfermagem Obstétrica

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