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Type: Dissertação
Title: Antecedentes da adoção do hábito alimentar saudável a partir do modelo de crenças em saúde estendido e dos estágios da mudança
Authors: Paola Matos Almeida
First Advisor: Juliana Maria Magalhães Christino
First Referee: Aline Cristina Souza Lopes
Second Referee: Luiz Rodrigo Cunha Moura
Abstract: O marketing social é uma estratégia de intervenção que busca influenciar mudanças de comportamentos direcionados à saúde e ao bem-estar. Um dos temas de saúde que vêm ganhando destaque são as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), que estão associadas a uma série de fatores de risco, entre eles a alimentação não saudável, que é o foco deste trabalho. A adoção do hábito alimentar saudável seria uma das formas de incentivar a promoção da saúde e reduzir os fatores de risco das DCNT. Dentre as principais teorias utilizadas nesse tipo de estudo estão o modelo de crenças em saúde e os estágios da mudança, que foram escolhidos como as duas principais abordagens nesta pesquisa, em que se buscou entender os antecedentes da adoção do hábito alimentar saudável e os estágios da mudança de comportamento. Para isso, foi proposto um modelo estendido de crenças em saúde, com a inclusão dos construtos identidade consciente de saúde e conhecimento sobre alimentação saudável, único construto cuja escala foi desenvolvida e validada. A coleta de dados foi realizada pelo método survey, em uma amostra não probabilística, obtendo-se um total de 855 respostas. Buscando entender os estágios da mudança, os participantes da pesquisa foram classificados também de acordo com o estágio com o qual se identificam. Os dados foram analisados a partir da modelagem de equações estruturais e uma análise multigrupos. Os resultados apontaram a validação das escalas utilizadas, inclusive da escala desenvolvida para o construto Conhecimento sobre alimentação saudável e indicaram também que o modelo proposto explicou 65,10% da variabilidade para o hábito alimentar saudável. Além disso, a análise multigrupos identificou particularidades e semelhanças entre os construtos analisados e os estágios da mudança, identificando que os benefícios e as barreiras são os principais antecedentes do hábito alimentar saudável e que o modelo proposto explicou o maior percentual da variabilidade do comportamento no estágio de preparação (65,4%). Esses resultados ajudaram a direcionar iniciativas mais adequadas a partir das intervenções propostas pelo marketing social.
Abstract: Social marketing is na intervention strategy that seeks to influence changes in behavior directed towards health and well-being. One of the health topics that have come to the fore is noncommunicable diseases (NCDs), wich are associated with a number of risk factors, including unhealthy diet, wich is the focus of this work. Adoption of a healthy eating habit would be onde way of encouraging health promotion and reducing risk factors for NCDs. Among the main theories used in this type of study are the health belief model (HBM) and stage of change, wich were chosen as the two main approaches in this research, wich sought to understand the antecedentes of the adoption of the healthy eating habit and the stages of the behaviour change. Therefore, na extended HBM was proposed, with the inclusion of the constrcts health conscious identity and healthy eating knowledge, scale whose was developed and validated. The data collection was performed by the survey method, in a non-probabilistic sample, obtaining a total of 855 responses. Seeking to understand the stages of change, the participants were also classified according to the stage with which they identify themselves. The data analysis was performed by a structural equations modeling and a multi-group analysis were applied. The results pointed to the validation of the scales, including the healthy eating knowledge scale, and also indicated that the proposed model explained 65,10% of the variability for healthy eating habits. In addition, the multi-group analysis identified particularities and similarities between the constructs analyzed and the stages of change, identifying that benefits and barriers are the main antecedentes of healthy eating habits and that the proposed model explained the highest percentage of behavioral variability in preparation stage (65,4%). These results helped to guide more appropriate initiatives from the interventions proposed by social marketing.
Subject: Marketing social
Hábitos alimentares
Promoção da saúde
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30337
Issue Date: 28-Mar-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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