Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30339
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dc.contributor.advisor1Ricardo Teixeira Veigapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2160652000585374pt_BR
dc.contributor.referee1Márcio Augusto Gonçalvespt_BR
dc.contributor.referee2Luiz Rodrigo Cunha Mourapt_BR
dc.contributor.referee3Agnaldo Keiti Higuchipt_BR
dc.contributor.referee4Celso Augusto de Matospt_BR
dc.creatorInara Regina Batista da Costapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1687285959561295pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-11T23:10:32Z-
dc.date.available2019-10-11T23:10:32Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30339-
dc.description.resumoO país tem vivido nos últimos anos uma crise política e econômica, a qual se reflete também nas universidades públicas. Os recursos escassos alinhados com o desconhecimento de pesquisas desenvolvidas nas universidades federais motivaram a análise do serviço de divulgação científica à luz da Lógica Dominada por Serviço (LDS), a partir da ótica de dois atores-chave: pesquisadores acadêmicos e assessorias de comunicação (denominadas divulgadores). O trabalho contribui na redução da lacuna literária sobre LDS na gestão pública e apresenta um modelo hipotético-dedutivo no qual testa, empiricamente, três axiomas da LDS (A2–cocriação de valor; A4–valor é singular; A5 – cocriação é coordenada institucionalmente) relacionando-os com valores pessoais em uma prestação de serviço. Optou-se pelos procedimentos de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada e de objetivos exploratória e descritiva com entrevistas do tipo laddering, formulário com escalas de avaliação ordinal e do tipo Likert, amostragem não probabilística por acessibilidade e aplicação do teste de hipótese MannWhitney. Das 63 universidades federais no Brasil obteve-se 89% de participação dos divulgadores e 61% dos pesquisadores. Os resultados dos testes revelaram que no Axioma 2 da LDS (o valor é cocriado) os pesquisadores valorizam mais o relacionamento com a mídia do que os divulgadores (suporta H1). No Axioma 4 (o valor é emergente e singular) não há diferença de percepção dos benefícios gerados pela divulgação cientifica (não rejeita a H0) e no Axioma 5 (a cocriação de valor é coordenada institucionalmente) os divulgadores reconhecem mais do que os pesquisadores a importância de formalizar uma política e mecanismos de apoio para a divulgação científica (suporta H1). Os resultados sugerem, também, que os valores pertencimento (A2), ser bem respeitado (A4) e comprometimento (A5) contribuem na integração de recursos de diferentes atores presentes no ecossistema de serviço, possibilitando a cocriação de maior valor no serviço de divulgação científica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLógica dominada por derviçopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectRelacionamento entre jornalistas e pesquisadorespt_BR
dc.subjectValores pessoaispt_BR
dc.subject.otherDivulgação científica – Brasilpt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades públicas – Brasilpt_BR
dc.subject.otherComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.titleA divulgação científica pelas universidades públicas brasileiras sob a perspectiva da lógica dominada por serviçopt_BR
dc.typeTesept_BR
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