Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30371
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Title: A educação de usuários como matriz para a competência em informação: um estudo a partir da comunidade de discentes da Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal de Minas Gerais
metadata.dc.creator: Marcos Aurélio Gomes
Lígia Maria Moreira Dumont
metadata.dc.description.resumo: Investiga a prática da educação de usuários em bibliotecas universitárias na perspectiva da construção para a competência em informação sob a ótica das interrelações de acesso, uso e necessidades de informação associadas ao estudante/usuário de graduação. Objetiva verificar as percepções quanto aos conhecimentos ou habilidades em informação adquiridos pelos estudantes, por meio das ações ou atividades de educação de usuários promovidas pelas bibliotecas universitárias, contribuindo na formação de competências em informação. Pesquisa classificada como exploratória, estabeleceu em seu desenho o survey como método; instituiu como recorte duas universidades: a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade Federal de Minas Gerais. A análise dos dados foi realizada com enfoque quantitativo e qualitativo. Adotou-se como instrumento o questionário, aplicado a 2.133 estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento. Os resultados encontrados forneceram evidências de que a prática de educação de usuários desenvolvida no âmbito das bibliotecas universitárias necessita de uma nova (re)significação para contribuir com a competência em informação dos estudantes dos cursos de graduação presenciais.
Abstract: It investigates the practice of educating academic libraries’ users which aims to set up some information literacy according to a point of view that considers the inter relationships of access, usage and necessity of information associated to the undergraduate student/user. It aims to verify the perceptions related to the knowledge or skills in information obtained by students through some actions or activities of users’ education, promoted by college libraries which contribute in the formation of some information literacy. This research is classified as an exploratory and established its design the survey as a method; two universities participated in it: Universidade Federal de Alagoas and Universidade Federal de Minas Gerais. Data analysis was performed quantitatively and qualitatively. It was used a questionnaire which was applied to 2.133 undergraduate students from all different university areas. The results highlights that the practice of users’ education developed in academic libraries needs a new (re) signification to contribute to some information literacy of students of those presential courses.
metadata.dc.subject.other: Biblioteca universitária
Competência em informação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
metadata.dc.publisher.initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30371
Issue Date: 20-Nov-2016
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
enancib1.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.