Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30401
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Gestão da qualidade e gestão de documentos: um relato de experiência do alinhamento entre sistemas de gestão no ambiente corporativo.
Other Titles: Gestão da qualidade e gestão de documentos: um relato de experiência do alinhamento entre sistemas de gestão no ambiente corporativo.
metadata.dc.creator: Elisângela Cristina Aganette
Livia Marangon Duffles Teixeira
Maurício Barcellos Almeida
metadata.dc.description.resumo: Um sistema de gestão consiste de um conjunto de elementos inter-relacionados que estabelecem políticas e metas corporativas, bem como definem os processos necessários para alcançar tais metas. Um sistema desse tipo pode integrar diversas iniciativas de gestão, como por exemplo a Gestão da Qualidade e a Gestão Documental. A Gestão da Qualidade é definida, de forma simples, como o subsistema de gestão que lida com questões relativas à qualidade. Um subsistema de Gestão de Documental pode ser considerado um subsistema que abrange o conjunto de procedimentos e operações técnicas realizadas sobre um documento nas fases de seu ciclo de vida. Partindo-se da premissa de que existem benefícios no alinhamento desses dois subsistemas, o presente artigo descreve resultados experimentais obtidos em um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento conduzido em uma corporação de grande porte do ramo de energia elétrica. O objetivo do artigo é apresentar o projeto e os resultados que corroboram com a premissa de que existem benefícios com o alinhamento dos sistemas em questão. Pretende-se ainda contribuir para o campo da Ciência da Informação ao investigar a aplicação conjunta de sistemas que manipulam grandes volumes de informação no contexto corporativo, bem como o uso de preceitos arquivísticos em conjunto com preceitos da gestão da informação.
Abstract: A management system consists of a set of interrelated elements that establish corporative policies and goals, as well as define the processes required to reach such goals. A system of this sort can include several initiatives in management, for example, a Quality Management and a Document Management initiative. The management of quality is roughly defined as a management subsystem that deals with issues regarding the general quality of products or services. A Document Management System can be seen as a subsystem that encompasses the group of procedures and technical operations performed on a document during the several stages of its life-cycle. From the premise that corporations can reach real benefits in aligning these two kinds of subsystems, the present paper describes experimental results obtained in a P&D project conducted in the scope of a large power supply corporation. The aim of the paper is to present the project and to describe its results that can confirm the aforementioned premise. We also intend to contribute to the field of Information Science in investigating the joint application of systems able to manipulate large volumes of information in the corporative context, as well as the use of principles of the archival science along with principles of information management.
metadata.dc.subject.other: Gestão da Informação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
metadata.dc.publisher.initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30401
Issue Date: 14-Nov-2016
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51693.pdf903.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.