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Type: Dissertação
Title: Gestão de operações em eventos: processo de cocriação de valor entre comerciantes e visitantes de festivais culturais
Authors: Danielle Carolina de Queiroz
First Advisor: Marlusa Gosling
Abstract: Eventos fomentam o turismo e chamam atenção local e nacional para as cidades que os realizam (HIXSON, 2014; LIU, 2014), além de serem usados como uma ferramenta de Marketing para divulgar uma área, uma atração, uma data histórica ou promover educação e cultura (BUCH; MILNE; DICKSON, 2011). A gestão de eventos é desafiadora devido ao número de stakeholders envolvidos. Buscando eficácia, os gestores precisam estabelecer relações entre os públicos envolvidos no processo, definindo papeis e analisando as relações de cocriação. Há uma demanda por pesquisas para analisar os processos de cocrição de valor (ANDREU et al., 2010) entre stakeholders. O presente estudo utilizou-se da Festa Internacional Literária de Paraty (FLIP) para identificar e mapear os stakeholders primários e secundários envolvidos no evento e explorar as relações de cocriação com base no modelo de Andreu et al. (2010). Para desenvolver o trabalho foram analisados documentos secundários e materiais oficiais do festival para mapear a rede de grupos de interesse envolvidos. Foram realizadas 35 entrevistas com visitantes e comerciantes. Os resultados permitiram observar o processo de cocriação de valor do ponto de vista de diferentes stakeholders. Da análise de conteúdo das entrevistas, verificou-se uma fragilidade nas relações de cocriação e pouco entendimento dos papeis de cada um dos stakeholders, gerando falhas no processo de geração de valor. Comerciantes não sabem como contribuir para a construção e execução do evento e visitantes não participam ativamente para a oferta do serviço. O relacionamento com a gestão do festival é quase nula, o que intensifica a falta de compreensão dos papeis. Para estudos futuros seria interessante a aplicação de uma metolodogia quantitativa para mensurar os níveis de cocriação nas relações, a inclusão de outros stakeholders para dar luz à visão de outros públicos e aplicação em outros contextos como festivais de menor porte.
Abstract: Events foster tourism and draw local and national attention to the cities that carry them out (HIXSON, 2014; LIU, 2014), as well as being used as a marketing tool to promote an area, attraction, historic date or promote education and culture (BUCH; MILNE; DICKSON, 2011). Event management is challenging due to the number of stakeholders involved. Seeking effectiveness, managers need to establish relationships among the stakeholders involved in the process, defining roles and analyzing the relationships of co-creation. There is a demand for research to analyze the processes of value creation (ANDREU et al., 2010) among stakeholders. The present study used the International Literary Festival of Paraty (FLIP) to identify and map the primary and secondary stakeholders involved in the event and to explore the co-relation relationships based on the Andreu et al. (2010). To develop the work, secondary documents and official festival materials were analyzed to map the network of interest groups involved. There were 35 interviews with visitors and organizers. The results allowed observing the process of value creation from the point of view of different stakeholders. From the content analysis of the interviews, there was a fragility in the relations of co-creation and little understanding of the roles of each one of the stakeholders, generating failures in the process of value creation. Merchants do not know how to contribute to the construction and execution of the event and visitors do not actively bother to offer the service. The relationship with the management of the festival is almost nil, which intensifies the lack of understanding of the roles. For future studies it would be interesting to apply a quantitative metolodogy to measure the levels of co-creation in the relations, the inclusion of other stakeholders to give light to the vision of other publics and application in other contexts as smaller festivals.
Subject: Administração de instalações
Festivais
Serviços compartilhados (Administração)
Administração
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30418
Issue Date: 25-Apr-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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