Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30421
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Biblioteca universitária, escolar e comunitária: o caso da biblioteca comunitária 'professora Ebe Alves da Silva' do IFMG
metadata.dc.creator: Helena Maria Tarchi Crivellari
Aline Michelle Sima
metadata.dc.description.resumo: A Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ocorrida em 2008, pela lei 11.892, transformou diferentes instituições de ensino técnico federais em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que são responsáveis pela educação profissional em diferentes modalidades de ensino, promovendo tanto a educação básica quanto a educação superior. Inseridas nesse contexto estão as bibliotecas dessas instituições, que são, concomitantemente, bibliotecas escolares e universitárias. Com o objetivo de demonstrar o papel dessas bibliotecas, motivado pelo questionamento sobre a possibilidade de convivência desses tipos de bibliotecas em um mesmo espaço, apresenta-se um estudo de caso sobre a Biblioteca Comunitária Professora Ebe Alves da Silva, do Instituto Federal de Minas Gerais que, além de escolar euniversitária é também apresenta aspectos de “comunitária”, pela sua própria denominação. Para a concretização do estudo de caso foram realizadas entrevistas e aplicados questionários, dirigidos a diferentes atores da comunidade interna e externa da instituição. Os resultados foram submetidos à técnica do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC - que ilustrou a discussão, relacionando os aspectos teóricos sobre biblioteca escolar, biblioteca universitária e biblioteca escolar comunitária à realidade da Biblioteca Comunitária Professora Ebe Alves da Silva. A pesquisa concluiu que a biblioteca estudada cumpre os três papéis, constituindo-se em uma agente propulsora da democratização da informação e contribuindo para o desenvolvimento do município.
Abstract: The Scientific and Technological Federal Education Expansion held in 2008 through the 11892 law, changed several Federal Technical Education Institutions in “Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia” (Federal Institutes of Education, Science and Technology), which are responsible for Professional Instruction in various forms of education, promoting both basic and college education. The libraries of these institutions are also inserted in this context, which are concomitantly, school and university libraries. Aiming to demonstrate the role of these libraries, motivated by questions about the possibility of coexistence of these types of libraries in a same space, we present a case study on the Community Library “Professora Ebe Alves da Silva” of the “Instituto Federal de Minas Gerais” which is not only a school and university library but also presents aspects of a “community” for its own denomination. For completing the study there were interviews and questionnaires, directed to different actors of the internal and external community institution. The results were submitted to the technique of “Discurso do Sujeito Coletivo” (Collective Subject Discourse) - DSC - who illustrated the discussion by relating the theoretical aspects of school library, university library and public library to the reality of Community Library “Professora Ebe Alves da Silva”. We came to the conclusion that the studied library fulfills the three roles, thus becoming a driving agent of democratization of information and contributing to the development of the city.
metadata.dc.subject.other: Biblioteca escolar
Biblioteca universitária
Biblioteca pública
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
metadata.dc.publisher.initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30421
Issue Date: 1-May-2016
Appears in Collections:Artigo de Periódico

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