Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30440
Type: Dissertação
Title: A percepção dos alunos do curso de Pedagogia presencial sobre a oferta da disciplina Libras na modalidade de EaD.
Authors: Maria Aparecida Pacheco
First Advisor: Gláucia Maria dos Santos Jorge
First Co-advisor: Regina Célia Ribeiro de Campos
First Referee: Breynner Ricardo de Oliveira
Second Referee: Daniel Ribeiro Silva Mill
Third Referee: Sônia Maria Rodrigues
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi analisar como os alunos do curso de pedagogia presencial apropriam-se dos recursos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, por meio da oferta da disciplina Fundamentos da Libras, na modalidade de educação a distância. A pesquisa, de base qualitativa, compreendeu o estudo de campo de abordagem netnográfica. A coleta de dados se deu por meio de observação não participante da sala de aula virtual onde a disciplina é oferecida, da aplicação de questionários on-line e impressos, e de entrevistas semiestrututuras. A pesquisa teve a participação de 16 alunas do curso de pedagogia presencial da UFMG, que responderam ao questionário on-line e impresso, sendo que uma delas foi entrevistada. A fim de buscar aporte teórico para fundamentar a discussão sobre o ensino de Libras na modalidade a distância, encontrou-se respaldo nos estudos de Bernardino et. al. (2014), Santos et. al. (2015) e Frasca (2017), dentre outros. Para discussões referentes à história e à importância da educação de surdos, trabalhos como os de Quadros e Schmiedt (2006), Strobel (2008) e Fernandes (2007) embasaram as discussões ao longo da pesquisa. Sobre a educação a distância no Brasil, os ambientes virtuais de aprendizagem e o Moodle, foram utilizadas as construções de Belloni (2008), Araújo Júnior e Marquesi (2009) e Mill (2016), dentre outros. Em relação a abordagem netnográfica, o trabalho de Kozinets (2014) norteou também importantes reflexões sobre a sala de aula virtual. Os resultados indicaram que a maioria das alunas se encontrava familiarizada com a EaD, entretanto, algumas estavam tendo esta experiência pela primeira vez, o que pode causar um certo grau de estranhamento com a modalidade em questão. Algumas alunas apresentaram dificuldade em acessar a disciplina, por vários motivos como: esquecimento, falta de tempo, acesso à internet com conexão lenta, excesso de trabalho, dentre outros. Constatou-se uma baixa participação das alunas em fóruns e atividades não avaliativas. A participação nas atividades não avaliativas é um pouco maior em relação aos fóruns, porém, ainda é pouco expressiva. As alunas que trabalham têm um perfil de menor envolvimento na disciplina. Perceberam-se dificuldades de adaptação de algumas alunas à EaD e ao acesso ao Moodle. As questões relacionadas às reprovações, desistências e trancamentos dessas alunas apontam que a incorporação da EaD não se dá da mesma forma para todos os alunos. A reflexão proposta possibilitou a compreensão de que o ensino dos Fundamentos de Libras na modalidade a distância, para os alunos do curso de pedagogia presencial é viável, apesar disso, as alunas apropriaram-se de forma insatisfatória dos recursos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, para a aprendizagem dos Fundamentos de Libras.
Abstract: The objective of the present research was to analyze how the students of the in-class course of pedagogy appropriate the resources available in the virtual learning environment Moodle, through the offer of Fundamentals of Libras, in the modality of online education. The qualitative research comprised a field study adopting a netnographic approach. The data collection was carried out through non-participant observation of the virtual classroom where the course was offered, the application of online and printed questionnaires, and semi-structured interviews. Sixteen female students of the classroom course given at UFMG participated in the research. They were asked to answer online and printed questionnaires. One of the students was also interviewed. The studies of Bernardino et. al. (2014), Santos et. al. (2015) and Frasca (2017), among others, were relevant to obtain a theoretical understanding to support the discussion about the teaching of Libras in the online modality. For discussions about the history and importance of education, studies such as those developed by Quadros and Schmiedt (2006), Strobel (2008) and Fernandes (2007) were analyzed. Regarding online learning in Brazil, virtual learning environments and Moodle, the constructions of Belloni (2008), Araújo Júnior and Marquesi (2009) and Mill (2016) were used, among others. On the netnographic approach, the work of Kozinets (2014) also guided important reflections about the virtual classroom. The results indicated that most of the students were familiar with online education, however, some of them were having this experience for the first time, which might have caused some degree of difficulty with the modality in question. Another difficulty was related to access to the course for several reasons, such as forgetfulness, lack of time, slow internet access, overwork, among others. There was low participation of the students in non-evaluative forums and activities. Participation in non-evaluative activities was slightly higher in the forums, however, it was not very expressive. Students who work were less involved in the course. Difficulties of adaptation to online education and access to Moodle were noticed. The number of flunks, withdrawals, and cancellation of registration pointed out that the incorporation of online education does not occur in the same way for all students. The proposed reflection allowed the understanding that the teaching of Fundamentals of Libras in the online modality, for the students of the in-class course of pedagogy, is feasible, nevertheless, the students did not have an adequate understanding of the resources available in the virtual learning environment Moodle, for learning the Fundamentals of Libras.
Subject: Ensino à distância
Língua brasileira de sinais
Educação especial
Professores de educação especial
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30440
Issue Date: 25-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação e Produto versão final Maria Aparecida Pacheco.pdfAberto8.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.