Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30469
Type: Dissertação
Title: Podcastes no Museu do cotidiano: um estudo sobre conteúdos sonoros e diálogos abertos
Authors: Marcela de Queiroz Teófilo
First Advisor: Marina Assis Fonseca
First Referee: Verona Campos Segantini
Second Referee: Eduardo Antonio de Jesus
Abstract: Nesta dissertação, uma professora de Filosofia busca compartilhar a experiência de curadoria de conhecimentos vivida por ela durante uma pesquisa no Mestrado Profissional Educação e Docência (PROMESTRE/FaE/UFMG), na linha de Educação em Museus. A oportunidade ora referida culminou na produção de (6) seis episódios da “trilha sonora” inicial do Podcast DecolAtiva para o Museu do Cotidiano (mUc), em Belo Horizonte, Minas Gerais. Para tanto, campos como Filosofia, Educação, Comunicação, Literatura e Museologia “conversam” entre si sobre meios, linguagens e formas de conhecer as experiências curatoriais realizadas por filósofos(as), educadores(as), jornalistas, poetas e museólogos(as), dentre outros(as). Sistematizações/métodos pedagógicos e filosóficos, por exemplo, recebem assim uma abordagem de fenômenos cuja compreensão se relaciona com o funcionamento da sociedade onde se manifestam. Por isso, propõe-se aqui um diálogo com diferentes pensadores(as) dentre os(as) vários(as) voltados(as) para os papéis de cada sujeito em sua atitude perante as informações e a construção, a socialização de conhecimentos. A Epistemologia Qualitativa, enquanto referencial metodológico e epistemológico, favoreceu a captação dos áudios durante o acompanhamento de visitas ao mUc por contribuir para que a imersão viabilizasse o traçado da fundamentação teórica a partir da análise do cenário expositivo. Ideias e conceitos identificados com o espaço e a mediação narrativa oferecida por Antônio “Objeteiro” foram determinantes para a edição das gravações. Dessa maneira, os conteúdos sonoros se apresentam em consonância com elementos do Movimento de pesquisa (auto)biográfica, da Educomunicação, e com a representatividade das figuras do “Narrador”, de W. Benjamin e do “Sujeito de experiências”, de Larrosa. A intersubjetividade característica das ações dialógicas e comunicativas presentes nos pensamentos de Paulo Freire e Habermas aparece como outra referência importante para os resultados obtidos. Enquanto formato digital, o Podcast demanda uma continuidade e estimula o aprimoramento do mUc também em espaços virtuais, onde sujeitos do século XXI ampliam seus horizontes de convívio, narram, registram e compartilham o que experimentam em seu dia a dia. Por isso, para editar as histórias gravadas, a colaboração das falas de visitantes e a linguagem poética estiveram na reflexão de hipóteses sucessivas, em meio à identificação e à organização dos indicadores (um conjunto de típicas expressões linguísticas e traços de surpresa e alegria, emoções predominantes nas visitas ao mUc) em categorias intituladas Cultivo da Infância, Paradas Obrigatórias e Tragicomédias da singularidade. Por circunstâncias diversas, quando integradas, subjetividades, linguagens e mídias envolvem múltiplas características, recursos e funções possíveis aos sujeitos. Na conjuntura de convivência das diversidades, as vozes registradas no decorrer dessa realização colaboram para concepções que encontrem e que reverberem os diálogos abertos no e pelo mUc. O convite para iniciativas cotidianas rumo ao desenvolvimento autônomo e constante de formas livres, individuais e coletivas de se produzir e reproduzir conteúdos em toda a nossa sociedade: criar produtos e vislumbrar ações educativas no contexto estudado apresentou-se, portanto, também como uma iniciativa em prol de fomentar o desenvolvimento do ensino/divulgação da Filosofia em ambientes de educação não formal como cafés, museus, centros culturais, praças, parques e equipamentos públicos, mídias/plataformas digitais, etc.
Abstract: In this research, a philosophy teacher seeks to share her experience about her expertise in curatorship, while she was in a research in the Professional Master Course in Education and teaching (PROMESTRE/FAE/UFMG). This opportunity culminated the production of six episodes from the initial "soundtrack" DecolActive Podcast to the Museu do Cotidiano (MuC), in Belo Horizonte, Minas Gerais. Therefore, areas like philosophy, education, communication, literature and museology talk among themselves when it refers to the language and the different ways to know curatorship experiences lived by philosophers, educators, journalists, poets and museologists, among others. The pedagogic and philosophic method or systematization, for instance, receive a phenomenon approach, which the comprehension relates to the working from the society, where they're identified. For this reason, we propose a dialogue with different thinkers when it refers to the role of each person in his attitudes towards to the information and the construction, the knowledge socialization. The qualitative epistemology, as a methodological and epistemological reference helped the audio captation during the visits at the mUc. It also contributed to the immersion of the theoretical basis, analyzing the exhibition scenario. Ideas and concepts identified in the space and the narrative mediation offered by Antonio interposition were determinant to the recordings edition. Thus, the resonant contents are presented in consonance with the elements from the research movement (auto) biographical, from Educommunication and with the representative images from the "Narrator", by W. Benjamin and from "Subject of experience", Larrosa. The intersubjectivity from the dialogue and communicative actions presented in the Paulo's Freire and Habermas' thoughts are determinants to the obtained results. While they are in digital shape, the podcast requires the continuity and stimulates the presence from the mUc in the virtual spaces, where the people from the century XXI amplify their convivial horizons, narrate, register and share their daily experience. Therefore, to edit the recorded audios, the collaboration of the visitors comments was in the reflection of the successive hypothesis, and it also involved the identification and indicators organization (a group of typical idiomatic expressions, surprised and happiness traits and emotions in the visiting to the mUc) in title category " the childhood cultivation", "Mandatory stops" and "Tragicomedies from the singularity". For diverse circumstances, when integrated, intersubjectivities, languages and media involve multiple characteristics, resources and functions which are possible to the people. In the interaction among the diversities, the voices recorded during the elaboration collaborate, so that the conceptions find and reverberate the opened dialogues at mUc. The invitation to daily researches to get the own and constant development involving free, individual and collective shapes about producing and reproducing contents in our society: the creation of products and the educational actions shimmered also represented an initiative to promote the education development/ philosophy divulgation in non-formal education environments as cafes, museums, cultural center, squares, parks, public equipments, media/digital platforms, etc.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Portugal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/30469
Issue Date: 28-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação PROMESTRE 2019 TEÓFILO, M. Q.-mesclado.pdfAberto5.41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons