Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30485
Type: Dissertação
Title: Sertanejo universitário: apontamentos históricos, estruturais, sonoros e temáticos
Authors: Bruno Magalhães de Oliveira Rocha
First Advisor: Ângelo Nonato Natale Cardoso
First Referee: Renato Teixeira Almeida
Second Referee: Heloísa Faria Braga Feichas
Abstract: No início dos anos 2000 floresceu uma nova geração de músicos que deu origem a uma nova fase da música sertaneja. O “sertanejo universitário”, como ficou conhecido, atualmente é a música mais tocada do país e é frequentemente definida por possuir temáticas associadas a festas noturnas e relações amorosas sem compromisso. O objetivo desta pesquisa é apontar características sonoras, temáticas e contextuais que constituem este gênero. Para tanto, abordam-se fatos históricos relacionados ao seu surgimento e apresenta-se uma problematização referente à utilização do adjetivo “universitário”. Através de análises descritivas de materiais fonográficos, esta dissertação busca fornecer elementos que facilitam a compreensão de suas características, tais como instrumentação, padrões rítmicos, temática e forma musical, aspectos negligenciados ou abordados de forma sumária pela bibliografia disponível sobre o tema. Também procuramos reexaminar as periodizações da história da música sertaneja elaboradas por outros autores e, a partir disso, propor uma nova divisão sistemática deste gênero. Ao final apontamos modificações internas do “sertanejo universitário” que permitem dividi-lo em três momentos distintos e conclui-se que este estilo dialoga com as fases anteriores do gênero não apenas como inovação, mas como resgate de características que remontam aos períodos mais antigos do gênero.
Abstract: In the early 2000s a new generation of musicians flourished which gave rise to a new phase of Brazilian country music. The “university Brazilian country music”, as it became known, is currently the most played song in the country and is often defined as having themes associated with night parties and uncompromising love relationships. The objective of this research is to point out sound, thematic and contextual characteristics that constitute this genre. Therefore, historical facts related to its emergence are approached and a problematization regarding the use of the suffix "university" is presented. Through descriptive analysis of phonographic materials, this dissertation seeks to provide elements that facilitate the understanding of its characteristics, such as instrumentation, rhythmic patterns, theme and musical form, aspects neglected or briefly approached by the available literature on the subject. We also seek to reexamine the periodization of the history of Brazilian country music made by other authors and, from this, to propose a new systematic division of this genre. At the end we point out internal modifications of the “university Brazilian country music” that allow it to be divided into three distinct moments and it is concluded that this style dialogues with the previous phases of the genre not only as an innovation, but as a rescue of characteristics that date back to the oldest periods of the genre
Subject: Música - Teses
Música sertaneja
Música popular - Brasil
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30485
Issue Date: 28-Aug-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.