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Type: Tese
Title: Evasão nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
Authors: Tatiana Lage de Castro
First Advisor: Rosemary Dore Heijmans
First Referee: Cláudio Marques Martins Nogueira
Second Referee: Renata Cristina Nunes
Third Referee: Rogério de Mesquita Teles
Abstract: Esta pesquisa se propôs a analisar o problema da evasão estudantil no ensino superior ofertado pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Apesar da expansão na oferta de formação docente e da necessidade de suprir o déficit de professores qualificados no País, os Institutos Federais vêm apresentando altos índices de evasão nos cursos de licenciatura. Este problema, pouco estudado no ambiente acadêmico brasileiro, norteou a seguinte questão de pesquisa: Quais fatores dos estudantes, dos cursos e das instituições de educação profissional estão associados ao processo de evasão nas licenciaturas ofertadas pelos Institutos Federais? Com esta questão em vista, o objetivo geral da pesquisa foi identificar e discutir, a partir da perspectiva de estudantes evadidos, os fatores associados aos seus processos de evasão de cursos de licenciaturas. Foram focalizados os cursos de licenciatura em Física, Ciências Biológicas e Computação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), especificamente dos campi de Bambuí, Congonhas e Ouro Branco. A pesquisa foi fundamentada em abordagens teóricas sobre a formação de professores, mediante a interlocução de autores que discutem a formação crítico-reflexiva, além de teorias sobre o processo de evasão e de integração do estudante no ensino superior. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como métodos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, questionários estruturados e pesquisa documental. A análise de conteúdo foi utilizada na interpretação dos dados coletados. A opção pelo método qualitativo possibilitou o entendimento aprofundado do problema, abordando o processo de evasão, do momento da escolha dos estudantes pelo curso de licenciatura ao ponto em que evadem e posteriormente refletem sobre o conjunto de suas experiências. A partir dos resultados da pesquisa, percebe-se que a evasão decorre de múltiplos fatores (sociais, pessoais, da carreira docente) e que a decisão de evadir, embora represente um sentimento inicial de fracasso para o estudante, não significa seu rompimento definitivo com a intenção de cursar o ensino superior. Dessa maneira, este trabalho disponibiliza aos agentes públicos, à comunidade acadêmica e à sociedade em geral uma base conceitual e empírica que pode auxiliar o enfrentamento do problema da evasão estudantil e promover a sua prevenção.
Abstract: This research proposed to analyze the problem of student dropout in higher education offered by Federal Institutes of Education, Science and Technology. Despite the expansion in the provision of teacher education and the need to fill the deficit of qualified teachers in Brazil, the Federal Institutes have been presenting high rates of dropout in undergraduate courses. This problem, not deeply studied in the Brazilian academic environment, guides the following research question: What factors of students, courses and vocational education institutions are associated with the dropout process in the teacher education programs offered by Federal Institutes? With this question in mind, the general objective of the research was to identify and discuss, from the perspective of dropout students, the factors associated with their processes of dropping out from their courses. The degrees in Physics, Biological Sciences and Computer Science were focused, specifically in the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG) campuses of Bambuí, Congonhas and Ouro Branco. The research was grounded on theoretical approaches on teacher education through the interlocution of authors who discuss critical-reflexive education, as well as theories about the dropout process and the student integration in higher education. The research, having a qualitative approach, used semi-structured interviews, structured questionnaires, and documentary research as methods of data collection. Content analysis was used to interpret the data collected. The option for the qualitative method allowed the deep understanding of the problem, approaching the dropout process from the moment that students choose the teacher education program to the point where they drop out and then reflect on the set of their experiences. From the research results, this work highlights that the dropout problem results from the interaction among multiple factors (social, personal, teaching career) and that the decision of dropping out, even representing an initial feeling of failure for the students, it does not mean a definitive disruption with their intention to attend higher education. In this way, this work provides – to public agents, the academic community and the society in general – a conceptual and empirical basis that can help to address the student dropout problem and promote its prevention.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30542
Issue Date: 25-Feb-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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