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http://hdl.handle.net/1843/30543
Tipo: | Tese |
Título: | Resistências semiáridas: sobre a produção e circulação de conhecimentos pela rede sociotécnica do milho, estiagem e os indígenas Xakriabá do norte de Minas Gerais |
Autor(es): | Rebeca Cássia Andrade |
Primeiro Orientador: | Francisco Ângelo Coutinho |
Primeiro Coorientador: | Ana Maria Rabelo Gomes |
Primeiro membro da banca : | Shirley Aparecida de Miranda |
Segundo membro da banca: | Juarez Melgaço Valadares |
Terceiro membro da banca: | Fábio Augusto Rodrigues e Silva |
Quarto membro da banca: | Suzana Alves Escobar |
Resumo: | O povo indígena Xakriabá de Minas Gerais vive em terras localizadas no norte deste estado, com características marcantes de um ambiente semiárido dentro do cerrado norte mineiro. A produção de alimentos nas roças Xakriabá, onde o milho tem uma presença protagonista, gera não somente alimentos, mas conhecimentos; práticas; estreitamento de relações com o ambiente, com outras pessoas, com seres em geral; faz parentes; e, desse modo, relaciona-se com a resistência marcantes desse povo. Nesta tese, tais relações são compreendidas em rede, quando tanto as ações humanas quanto não humanas produzem a realidade local. Tomando o milho como agente de entrada nessa rede-realidade, as ações de outros entes, humanos ou não, foram simetricamente observadas, descritas e analisadas como modo de reconhecer as formas como interagem o milho, a estiagem e os Xakriabá na produção e na circulação de conhecimentos e de ciências. As relações entre humanos e não humanos na rede descrita propõem a existência do híbrido milho-Xakriabá e demonstram que roças, comidas e cozinhas podem, junto dos indígenas Xakriabá, produzir mestres da tradição de memória e de coragem. Considera-se que as relações entre Xakriabá-estiagemmilho produzem e circulam diferentes conhecimentos sobre tempos, espaços, presenças e diversas dimensões sensíveis do semiárido norte mineiro. Questões importantes e que podem ser trabalhadas nas diversas práticas de Educação, considerando suas múltiplas realidades, sejam elas indígenas, camponesas ou urbanas. |
Abstract: | Xakriabá indigenous people of Minas Gerais Brazil live in lands located in the north of these state, with characteristic features of a semi-arid savanna environment. The production of food in Xakriaba fields, where maize has a leading role, generates not only food, but knowledge; practices; close relationships with environment, with other people, with beings; makes relatives; and relates to the resistance of this people. In this thesis, such relations are understood in an actor-network, when both human and nonhuman actions produce the local reality. To do this, by taking maize as an agent of entry into this reality network, the actions of other entities, human or otherwise, were symmetrically observed, described and analyzed as a way of recognizing the ways in which maize, drought and the Xakriabá interact in production and circulation of knowledge and science. The relationships between humans and nonhumans in the described actor-network suggest the existence of the hybrid maize-Xakriaba and demonstrate that plantations, foods and kitchens can together with the Xakriaba natives produce masters of the tradition of memory and courage. It is considered that the relations between Xakriaba-drought-maize produce and circulate different knowledge about times, spaces, presences and diverse sensitive dimensions of the semi-arid north of Minas Gerais. Important questions that can be worked out in different education practices considering their multiple realities are whether they are indigenous, rural or urban. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/30543 |
Data do documento: | 12-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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