Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30545
Type: Tese
Title: A participação da extensão universitária no processo de descolonização do pensamento e valorização dos saberes na América Latina
Authors: Maria das Dores Pimentel Nogueira
First Advisor: Leôncio José Gomes Soares
First Co-advisor: Jose Maria Bompadre
Abstract: O objetivo geral da tese é contribuir para a compreensão de como a extensão pode resistir e desconstruir a lógica da colonização, colaborando para a descolonização do pensamento latino-americano e a valorização dos saberes locais e regionais. E ainda, verificar como pode a extensão atuar para levar ao meio acadêmico os saberes locais, outras epistemes, e, além disso, contribuir para o reconhecimento desses saberes. Para isto buscou-se conhecer e compreender como a extensão universitária foi construída na América Latina, no período de 1908 a 2018. Em função da abrangência regional optou-se por delimitar duas experiências específicas: a da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Brasil, e a da Universidad Nacional de Córdoba (UNC), na Argentina. Ambas se destacam não apenas no âmbito do Brasil e da Argentina, mas também são conhecidas em outros países da América Latina. Para realização da pesquisa adotou-se uma metodologia qualitativa, utilizando técnicas como pesquisa e análise documental, além de pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas e em profundidade com atores-chaves que atuaram na construção da extensão universitária e/ou na reflexão crítica sobre o seu papel, identificados na UNC e na UFMG: reitores, secretários de extensão, coordenadores de programas e parceiros em ações extensionistas. A análise de programas de extensão que atuam na perspectiva da interculturalidade e do diálogo de saberes revelou que, nos dois países, há marcos regulatórios que incorporam conceitos e recomendações emanados de órgãos internacionais como a ONU, a OIT e a OEA, que reconhecem a diversidade de culturas e o respeito por outras formas de conhecimento como dispositivos de diretrizes educacionais, enquadradas nas chamadas políticas multiculturais ou interculturais. Nesta perspectiva, os Programas Diversidad Cultural, na UNC, e Saberes Plurais, na UFMG, encontraram uma ambiência propícia para sua concepção e execução, apresentando resultados e impactos significativos no âmbito da diversidade e do diálogo de saberes. A análise empreendida ao longo da tese revelou que, tanto no Brasil quanto na Argentina, a extensão universitária é a dimensão acadêmica que pode abrir caminho para a presença da diversidade e a interculturalidade na universidade. Por meio das ações de extensão é possível conhecer e reconhecer a diversidade, realizar os diálogos entre saberes tradicionais e o acadêmico, além de promover a interculturalidade, sem hierarquização de culturas. É possível, enfim, fazer uma extensão que se configure como resistência e atue na desconstrução e na descolonização do imaginário e na valorização dos saberes locais e regionais na América Latina. Na UFMG e na UNC este processo já foi iniciado e tem apresentado resultados promissores. É preciso, agora, consolidar as experiências e difundi-las para todo o continente.
Abstract: This thesis aims to contribute to the understanding of how university extension can resist and deconstruct the logic of colonization, contributing to the decolonization of Latin American thought and the valorization of local and regional knowledge. And also, to verify how the university extension can act to bring the local knowledge and other epistemes to the academic milieu, and, in addition, to contribute to the recognition of these knowledge. In order to achieve this, it was sought to know and understand how the university extension was built in Latin America, from 1908 to 2018. Based on the regional scope, two specific experiences were chosen: the Federal University of Minas Gerais (UFMG) in Brazil, and the National University of Cordoba (UNC) in Argentina. Both stand out not only in Brazil and Argentina, but also as models of university extension in the other Latin American countries. To carry out the research, a qualitative methodology was adopted, using techniques such as research and documentary analysis, as well as field research with semi-structured and in-depth interviews with key actors who worked on the construction of university extension and/or on the critical reflection on their role, identified at UNC and UFMG: rectors, extension secretaries, program coordinators and extension partners. The analysis of extension programs that work in the perspective of interculturality and the dialogue of knowledge revealed that in both countries there are regulatory frameworks that incorporate concepts and recommendations emanating from international bodies such as the UN, ILO and OAS, which recognize diversity of cultures and respect for other forms of knowledge as educational guidelines, as part of the so-called multicultural or intercultural policies. In this perspective, the Programs “Diversidad Cultural”, at UNC, and “Saberes Plurais”, at UFMG, found a favorable environment for their conception and execution, presenting significant results and impacts in the scope of diversity and the dialogue of knowledge. The analysis carried out throughout the thesis revealed that, in Brazil and Argentina, the university extension is the academic dimension that can open the way to the presence of diversity and interculturality in the university. Through extension actions, it is possible to know and recognize diversity, to carry out dialogues between traditional and academic knowledge, and to promote interculturality, without hierarchizing of cultures. It is possible, then, to make a university extension that is configured as resistance and acts in the deconstruction and decolonization of the imaginary and in the valorization of local and regional knowledge in Latin America. At UFMG and UNC this process has already started and has presented promising results. It is now necessary to consolidate experiences and disseminate them to the whole continent.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30545
Issue Date: 8-Jul-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese - versão final-15-08-2019 - NSS- pdf.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.