Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30569
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria do Céu Diel de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9839766708967300pt_BR
dc.contributor.referee1Adriana de Castro Dias Bicalhopt_BR
dc.contributor.referee2Amir Brito Cadorpt_BR
dc.contributor.referee3George Rembrandt Guttichpt_BR
dc.creatorMuriel Reis dos Santos Machadopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9402551271389570pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-21T13:03:12Z-
dc.date.available2019-10-21T13:03:12Z-
dc.date.issued2019-03-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30569-
dc.description.abstractBefore heading off into the unknown, a traveler studies routes, determines places of interest and looks up for appealing images with one particular goal: select a destination. Among these presets, certain images prevail in relation to others, suggesting possible paths. To reach the center of the peregrination, the traveler may feel the need to use a guide that shows the way. The current research has its starting point in courses carried out between neighborhoods in Belo Horizonte, São José and Florianópolis. From these experiences, emerged the interest to create a publication that approached the language present in tourist guides. The Guia do Centro de was elaborated from the appropriation of parts of different guides and also counts on authorial images and texts. In this direction, the search for a center, for a precise target in a travel, became theme for the artistic production, interested in the ample interpretative possibilities attached to this term. More than stipulating routes that orient the reader through space, the Guia do Centro de guides paths through the universe of images. Through the five essays present in this dissertation, comments are made on some of the images that were determinant to produce the guide.pt_BR
dc.description.resumoAntes de partir em direção ao desconhecido um viajante planeja rotas, determina pontos turísticos de seu interesse e pesquisa imagens convidativas com o objetivo de selecionar um destino. Através desses recortes, certas imagens prevalecem em relação a outras, orientando possíveis percursos. Para alcançar o centro de sua peregrinação, o viajante pode sentir a necessidade de utilizar um guia que oriente o seu caminho. A presente pesquisa tem como ponto de partida percursos realizados por entre bairros de Belo Horizonte, São José e Florianópolis, e a partir destes deslocamentos, surgiu o interesse de criar uma publicação que se aproximasse da linguagem presente nos guias turísticos. O Guia do Centro De foi elaborado a partir da apropriação do conteúdo de publicações deste gênero e também conta com o uso de imagens e textos autorais. Neste sentido, a busca por um centro, por um alvo certeiro em uma viagem, tornouse tema para a produção artística, que se interessou pelas amplas possibilidades interpretativas ligadas a este termo. Mais do que estipular rotas que orientam o leitor através do espaço, o Guia do Centro De norteia percursos através do universo das imagens. Nos cinco ensaios presentes nesta dissertação são feitos comentários sobre algumas das imagens que foram essenciais para a produção do guia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectPercursopt_BR
dc.subjectManualpt_BR
dc.subjectNormatividadept_BR
dc.subjectCentropt_BR
dc.subject.otherArte moderna - Sec. XXI-
dc.subject.otherEspaço e tempo em arte-
dc.subject.otherGuias - Descrições e viagens-
dc.subject.otherArte - Apreciação-
dc.titleGuia do centro dept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GuiadoCentroDeA5Correçao.pdf40.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.