Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30588
Type: Dissertação
Title: Elementos evolucionários para uma teoria da demanda
Other Titles: Evolutionary elements for a demand theory
Authors: Bruno Aguiar Carrara de Melo
First Advisor: Eduardo da Motta e Albuquerque
First Co-advisor: Leonardo Costa Ribeiro
First Referee: Eduardo da Motta e Albuquerque
Second Referee: Leonardo Costa Ribeiro
Third Referee: Márcia Siqueira Rapini
metadata.dc.contributor.referee4: Renato de Castro Garcia
Abstract: A partir de pesquisa bibliográfica, este estudo investiga os elementos relevantes para a elaboração de uma teoria da demanda, em especial o consumo familiar, levando em conta as abordagens evolucionária e de complexidade. A análise destaca o aspecto dinâmico da economia devido à interação entre agentes com racionalidade limitada, capazes de aprender de acordo com as experiências, próprias e de outros, em um contexto de interação social e com frequentes mudanças. Devido à incerteza, diferentes estratégias são experimentadas e selecionadas conforme a satisfação obtida. Comportamentos que se mostraram adequados a situações já vividas são retidos, formando hábitos. Pela imitação de comportamentos avaliados como bem sucedidos, pode haver disseminação de comportamentos e de hábitos. Experiências não satisfatórias podem conduzir à reavaliação e a adaptações de hábitos existentes ou mesmo a inovações no consumo. Admite-se que aspectos econômicos e sociais estão inter-relacionados, podendo resultar em efeitos não lineares devido a feedbacks positivos. Ainda é feita uma avaliação histórica do capitalismo nos Estados Unidos destacando o processo coevolutivo entre tecnologia, organização de firmas, instituições, sociedade e consumo das famílias que implica em mudanças qualitativas. O mercado de consumo é visto como propriedade emergente do processo de auto-organização entre agentes heterogêneos que resulta em agrupamentos e regras de interação que coordenam relações em diferentes níveis organizacionais.
Abstract: Based on bibliographic research, this study investigates the relevant elements for the elaboration of a theory of demand, especially household consumption, taking into account the evolutionary and complexity approaches. The analysis highlights the dynamic aspect of the economy due to the interaction between agents with limited rationality, capable of learning according to their own experiences and from others, in a context of social interaction and with frequent changes. Due to the uncertainty, different strategies are tried and selected according to the satisfaction obtained. Behaviors that have proved adequate to situations already experienced are retained, forming habits. By imitating behaviors evaluated as successful, occurs dissemination of behaviors and habits. Unsatisfactory experiences can lead to reassessment and adaptation of existing habits or even innovations in consumption. It is admitted that economic and social aspects are interrelated and may result in non-linear effects due to positive feedbacks. An historical evaluation of capitalism in the United States is made, highlighting the coevolutionary process between technology, organization of firms, institutions, society and household consumption that implies qualitative changes. The consumer market is seen as an emergent property of the process of self-organization among heterogeneous agents that results in clusters and rules of interaction that coordinate relationships at different organizational levels.
Subject: Consumo (Economia)
Demanda (Teoria econômica)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Economia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30588
Issue Date: 1-Aug-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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