Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/30600
Tipo: Dissertação
Título: Iniciação esportiva universal: efeitos sobre o conhecimento tático e a coordenação motora de escolares de áreas urbana e rural
Autor(es): Elianey Roberta Azevedo Lages
primer Tutor: Pablo Juan Greco
primer miembro del tribunal : Pablo Juan Greco
Resumen: O estudo avaliou os efeitos da aplicação da metodologia de ensino dos esportes denominada Iniciação Esportiva Universal-IEU sobre os níveis de conhecimento tático processual e de coordenação motora de escolares de áreas urbana e rural. A amostra compôs-se de 24 crianças com 12 anos (±1,25), de ambos os sexos (15 feminino e 09 masculino), estudantes de escolas públicas das áreas urbana (10) e rural (14) de Santarém, no estado do Pará (PA). Aplicou-se a intervenção baseada no modelo da IEU durante as aulas de educação física em uma escola urbana (20 aulas) e um escola rural (22 aulas). Avaliou-se o conhecimento tático processual por meio do Teste de Conhecimento Tático Processual (TCTP:OE) realizado com as mãos e com os pés; a coordenação motora grossa avaliou-se pelo teste KTK e a coordenação motora com bola com recurso ao Teste de Coordenação com Bola (TCB). As aulas foram filmadas e categorizadas conforme protocolo de Stefanello (1998). Os testes se aplicaram em 4 momentos avaliativos. Para as análises dos dados realizou-se ANOVA de dois fatores (Escola x Momento) mista com medidas repetidas no fator Momento. Recorreu-se ao teste de Friedman, com post hoc de Wilcoxon e correção de Bonferroni, para análise dos dados que não apresentaram distribuição normal (coordenação motora com bola e conhecimento tático processual). Estabeleceu-se o nível de significância de 5% e calculou-se o tamanho do efeito. Os resultados reportaram um efeito positivo no desempenho motor (coordenação motora grossa e com bola). No entanto, no nível de comportamento tático não foram encontradas diferenças significativas em nenhuma das escolas. Os resultados destacam o desafio de aplicar alternativas metodológicas inovadoras para as aulas de educação física e de escolas de esportes, no que se refere ao desenvolvimento da capacidade de jogo.
Abstract: The study evaluated the effects of the application of the methodology of sports education denominated Universal Sport Initiation-IEU on the levels of tactical knowledge and motor coordination of schoolchildren in urban and rural areas. The sample consisted of 24 children aged 12 years (± 1.25), of both sexes (15 female and 9 male), public school students from urban (10) and rural (14) Santarém, state of Pará (PA). The intervention was based on the UIS model during physical education classes in an urban school (20 lessons) and a rural school (22 classes). The tactical process knowledge was evaluated through the Tactical Tactical Knowledge Test (TCTP: OE) performed with hands and feet; the gross motor coordination was evaluated by the KTK test and the motor coordination with ball using the Ball Coordination Test (TCB). Classes were filmed and categorized according to Stefanello's protocol (1998). The tests were applied in 4 evaluation moments. For analysis of the data, two-way ANOVA (School x Moment) was performed with repeated measures in the Moment factor. We used the Friedman test, with Wilcoxon post hoc and Bonferroni correction, to analyze the data that did not show normal distribution (motor coordination with ball and procedural tactical knowledge). The significance level of 5% was established and the effect size was calculated. The results reported a positive effect on motor performance (coarse and ball coordination). However, at the level of tactical behavior no significant differences were found in any of the schools. The results highlight the challenge of applying innovative methodological alternatives to physical education classes and sports schools, in terms of the development of gaming capacity.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30600
Fecha del documento: 4-may-2018
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação_Roberta Lages.pdfAberto2.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.