Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30605
Type: Dissertação
Title: Aprendizagem motora: papel do cerebelo na prática aleatória e constante
Authors: Simone de Menezes Pinto
First Advisor: Guilherme Menezes Lage
First Referee: Guilherme Menezes Lage
Second Referee: Umberto Cesar Corrêa
Abstract: Estudos têm demonstrado que a prática constante proporciona a aprendizagem da dimensão relativa da habilidade beneficiando assim a aquisição de um comportamento consistente. Já a prática aleatória favorece a aprendizagem da dimensão absoluta da habilidade, proporcionando flexibilidade ao comportamento. A aquisição dessas duas características definem um comportamento habilidoso. Atualmente, os estudos têm investigado não apenas os aspectos comportamentais, mas também neurobiológicos envolvidos na organização da prática. Uma estrutura neural que apresenta papel relevante na aprendizagem motora é o cerebelo, que também tem sido associado à organização da prática pois participa da aprendizagem através da atualização de comandos motores via correção de erros ou exigência contextual. Assim, uma forma de investigar essa relação é utilizando a estimulação transcraniana por corrente continua (ETCC) cerebelar. Apesar das evidências da participação do cerebelo na prática menos repetitiva, porém, os estudos não têm investigado qual a participação do cerebelo na aprendizagem das dimensões relativa e absoluta da prática aleatória e constante de uma tarefa de sequência motora. O estudo foi conduzido por dois experimentos. O objetivo do experimento I foi verificar a participação do cerebelo na aprendizagem das dimensões absoluta e relativa na prática aleatória de uma tarefa de sequência motora. Já o experimento II utilizou da prática constante para investigar a mesma temática. Participaram do estudo 30 universitários em cada experimento, de ambos os sexos, destros, inexperientes na tarefa e com média de idade de 22,67 ± 4,41 anos no experimento I, e 24,23 ± 5,56 anos no experimento II. Os participantes executaram 120 tentativas durante a fase de aquisição no primeiro dia, e 12 tentativas nos testes de aprendizagem, que foram realizados 24 horas após a prática. Os resultados dos experimentos I e II demonstraram que a inibição cerebelar não interferiu na aprendizagem da dimensão absoluta da prática aleatória e constante de uma tarefa de sequência motora. Mas, em relação à dimensão relativa, a inibição favoreceu a aprendizagem dessa dimensão durante a prática constante, observado na aprendizagem off-line 1 e 2. Na prática aleatória, a estimulação catódica cerebelar beneficiou o processo de aquisição da dimensão relativa de uma tarefa de sequência motora, evidenciado pela maior mudança durante a aprendizagem on-line. No entanto, não houve interferência na aprendizagem. É possível concluir, de forma geral, que o cerebelo não apresentou participação evidente durante a aprendizagem das dimensões absoluta e relativa das práticas aleatória e constante de uma tarefa de sequência motora.
Abstract: Studies have shown that constant practice provides the learning of the relative dimension of motor skills, benefiting the acquisition of a consistent behavior. On the contrary, random practice favors the learning of the skills’ absolute dimension by providing a flexible behavior. Acquisition of these two characteristics defines a skilled behavior. Nowadays, studies are investigating not only the behavioral aspects, but also the neurobiological aspects involved in practice scheduling. A neural structure that plays a relevant role in motor learning is the cerebellum, which has also been associated with practice scheduling, since it participates in learning by updating motor commands through error correction or contextual demands. Thus, one way to investigate this relationship is by using cerebellar transcranial direct current stimulation (tDCS). Despite evidences of cerebellum involvement in less repetitive practice, studies have not investigated how the cerebellum participates in the learning of the relative and absolute dimensions in random and constant practice of motor sequencing tasks. This study was conducted with two experiments. The aim of experiment I was to verify the participation of the cerebellum in the learning of absolute and relative dimensions in random practice of a motor sequencing task. Experiment II was conducted with constant practice to investigate the same issue. Thirty students of both sexes were included in each experiment, with mean age of 22.67 ± 4.41 years in experiment I, and 24.23 ± 5, 56 years in experiment II. Participants performed 120 trials during the acquisition phase on the first day, and 12 trials on each learning test, that were performed 24 hours after acquisition. The results of experiments Iand II demonstrated that cerebellar inhibition did not interfere in the learning of the absolute dimension in random and constant practice of a motor sequencing task. However, in relation to the relative dimension, the cerebellar inhibition favored the learning of this dimension in constant practice, such as observed in off-line learning1 and2. In random practice, cathodal cerebellar stimulation benefited the process of acquisition of the relative dimension of a sequential task, as evidenced by the greatest change during online learning. However, there was no interference in learning. It is possible to conclude that, in general, the cerebellum has no evident participation in the learning of the absolute and relative dimensions in random and constant practice of a motor sequencing task.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30605
Issue Date: 11-May-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO-VERSÃO BIBLIOTECA - Copy.pdfAberto1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.