Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/30613
Tipo: | Dissertação |
Título: | Maurício Tizumba: caras e caretas de um teatro negro performativo |
Autor(es): | Júlia Dias Lino Moreira |
Primeiro Orientador: | Maria Beatriz Braga Mendonça |
Primeiro membro da banca : | Rogério Lopes da Silva Paulino |
Segundo membro da banca: | Ernani de Castro Maletta |
Resumo: | Neste trabalho a autora apresenta vida e obra de Maurício Tizumba como uma contribuição para a percepção das ideias de Teatro Negro na atualidade. Tizumba é um artista plural, com forte expressão nas artes performativas, de extensa produção e vasta atuação no cenário artístico brasileiro. Sua trajetória marca também a luta e a conquista para ampliar o acesso à arte e cultura em Minas Gerais, com o objetivo de sensibilização para a arte e cultura negras. Teatro Negro é um tema que ainda precisa ser mais investigado, ainda que se note o aumento de artigos, dissertações e teses sobre a temática negra nas Artes da Cena. Portanto, a pesquisa realizada buscou ampliar e perspectivar tal investigação, problematizando e contribuindo para a discussão. Com o registro e análise de parte da história de Maurício Tizumba, pretende-se, portanto, tal problematização, apresentando ainda um mapeamento da atuação deste artista no teatro, evidenciando como se manifestam elementos de Teatro Negro em sua performance. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica sobre Teatro Negro e, paralelamente, observação participante, entrevistas e estudos de documentos primários dos trabalhos artísticos de Maurício Tizumba. |
Abstract: | En este trabajo la autora presenta vida y obra de Maurício Tizumba como una contribución para la percepción de las ideas de Teatro Negro en la actualidad. Tizumba es un artista plural, con fuerte expresión en las artes performativas, de extensa producción y vasta actuación en el escenario artístico brasileño. Su trayectoria marca también la lucha y la conquista para ampliar el acceso al arte y cultura en Minas Gerais, con el objetivo de sensibilización para el arte y la cultura negras. El Teatro Negro es un tema que aún necesita ser más investigado, aunque se note el aumento de artículos, disertaciones y tesis sobre la temática negra en las Artes de la Cena. Por lo tanto, la investigación realizada buscó ampliar y perspectivas tal investigación, problematizando y contribuyendo a la discusión. Con el registro y análisis de parte de la historia de Maurício Tizumba, se pretende, por lo tanto, tal problematización, presentando aún un mapeamiento de la actuación de este artista en el teatro, evidenciando cómo se manifiestan elementos de Teatro Negro en su performance. Para ello, se realizó una revisión bibliográfica sobre Teatro Negro y, paralelamente, observación participante, entrevistas y estudios de documentos primarios de los trabajos artísticos de Maurício Tizumba. |
Assunto: | Tizumba, Maurício, 1957- Negros nas artes cênicas Arte negra Representação teatral Racismo - Brasil Teatro brasileiro Teses EBA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/30613 |
Data do documento: | 26-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Júlia Tizumba - versão final.pdf | 7.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.