Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30623
Type: Tese
Title: O planejamento, a criança e o jogo: o geodesign na identificação de valores cotidianos e simbólicos no território
Authors: Bruno Amaral de Andrade
First Advisor: Ana Clara Mourão Moura
First Referee: Celina Borges Lemos
Second Referee: Rogério Palhares Zschaber de Araújo
Third Referee: Bráulio Magalhães Fonseca
metadata.dc.contributor.referee4: Renata Hermanny de Almeida
metadata.dc.contributor.referee5: Alenka Poplin
Abstract: O objetivo da investigação relatada nesta tese, sinoticamente, é, partir do geodesign, representar e projetar modificações no uso e cobertura do solo como futuro alternativo para o território do Tirol, Santa Leopoldina, Espírito Santo, Brasil. Parte-se das seguintes perguntas: como tornar o geodesign, como processo metodológico de planejamento da paisagem, lúdico o suficiente para a participação e engajamento de crianças? Como definir o lúdico de maneira a tornar o território e a paisagem legíveis para a representação e o projeto de valores, como também empoderar as crianças a se compreenderem como atores protagonistas na ativação da comunidade e na intervenção física do lugar? O arcabouço teórico-conceitual erige-se com a elaboração de um modelo teórico de valores fundamentado na Teoria das Representações de Lefbvre (2006), defendendo, no planejamento da paisagem, a articulação entre as representações de valores e os valores de representação, isto é, considerando o cotidiano e o simbólico na produção do território. Complementa-se com a decodificação do conceito de imagem dialética entre crianças e anciãos e a relação da criança com o brinquedo e o jogo, ambos formulados por Benjamin (1987a, 1987b). Trata-se de provocação para o deslocamento do Homo Faber (homem do modernismo funcionalista) ao Homo Ludens (homem lúdico da animação do cotidiano pela cultura). São elaboradas quatro hipóteses de contorno: 1) crianças reconhecem e apropriam-se de valores; 2) crianças criam novos valores; 3) crianças ativam uma participação comunitária amplificada; 4) crianças dão contribuições ao Plano Diretor Municipal.Utiliza-se o geodesign como processo metodológico de planejamento de caráter colaborativo na integração com os geogames (jogos analógicos ou digitais ancorados na paisagem), a partir de um roteiro regressivo-progressivo, estruturado em quatro fases sequenciais, com a participação de crianças durante todo o processo e, em alguns momentos, de suas famílias: Paisagem das Origens, Paisagem dos Antepassados, Paisagem do Presente e Paisagem do Futuro. Os resultados mostram uma nova abordagem, ancorada na dialética forma-conteúdo, em que os espaços lúdicos são criados a partir da própria cognição e percepção dos habitantes em relação à (re)produção do seu território. Evidenciam, ainda, o protagonismo das crianças, dotadas de potência para a criação de uma cidade lúdica.
Abstract: The objective of the research reported in this thesis is, from the geodesign, to represent and design changes in land use and cover as an alternative future for the territory of Tirol, Santa Leopoldina, Espírito Santo, Brazil. It starts with the following questions: how to make geodesign, as a methodological process of landscape planning, playful enough for the participation and engagement of children? How can playfulness be defined in a way to make the territory and the landscape readable for the representation and design of values, whilst empower children to see themselves as protagonists in the activation of the community and in the physical intervention of place? The theoretical-conceptual framework is built up with the elaboration of a theoretical model of values based on Lefebvre's Theory of Representations (2006), defending, in landscape planning, the articulation between the representations of values and the values of representation, that is, considering the quotidian and the symbolic in the production of the territory. Also, it is complemented by the decoding of the dialectical image concept between children and elders and the relation of the child with toy and game, both formulated by Benjamin (1987a, 1987b). It is a provocation for the displacement of Homo Faber (a man of functionalist modernism) towards Homo Ludens (a playful man who animates everyday life through culture). Four contour hypotheses are elaborated: 1) children recognize and appropriate values; 2) children create new values; 3) children activate an amplify community participation; 4) children contribute to the Municipal Master Plan. Geodesign is used as a methodological process of collaborative planning in the integration with geogames (analogical or digital games anchored in the landscape), based on a regressive-progressive guide structured in four sequential phases, with the participation of children throughout the process and, at times, their families: Landscape of Origins, Landscape of Ancestors, Landscape of the Present and Landscape of the Future. The results show a new approach, anchored in the dialectic form-content, in which ludic spaces are created from the inhabitants’ own cognition and perception related to the (re)production of their territory. They also show the protagonist role of children, who detain the potency to create a ludic city.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30623
Issue Date: 19-Jun-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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