Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30643
Type: Monografia (especialização)
Title: Desafios e possibilidades para o cumprimento do ementário da disciplina de laboratório de microbiologia industrial em uma escola técnica federal
Authors: Flávio José de Assis Barony
First Advisor: Marco Aurélio Soares
Abstract: Do ponto de vista histórico, as instituições Educacionais Brasileiras são mais recentes do que quando comparadas a países de primeiro mundo. Ainda assim, não há dúvidas sobre as ilhas de excelência em ensino, pesquisa e extensão dispostos nos mais diversos pontos do território Brasileiro. Todavia, a difusão da informação pela educação enfrenta diversas barreiras também históricas: qualidade física dos prédios escolares, falta de incentivo à qualificação, baixos salários dos profissionais, estudantes com defasagem de aprendizado e até mesmo constantes mudanças na legislação educacional. Entre as dificuldades a serem superadas consta o ensino da Microbiologia nos mais diversos níveis de ensino. O presente trabalho tem por objetivo geral elencar os desafios e possibilidades para o cumprimento do Ementário da disciplina de Laboratório de Microbiologia Industrial, do 1°Ano do Curso Técnico em Química – Integrado (Ensino Médio), em uma instituição de ensino público Federal. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica sobre os dados da educação brasileira e com enfoque no Ensino da Microbiologia. Como resultado foi elaborado o “Roteiro de Aulas Práticas” estritamente conforme o ementário, com o detalhamento de 30 atividades exequíveis e condizentes à estrutura existente e/ou possível de ser adquirida ao longo do ano letivo de 2018. Além disso, o valor aproximado para implementação de um laboratório de nível médio técnico profissionalizante é de R$153.980,90, com 79 itens elencados entre os equipamentos, vidrarias e reagentes, ou seja, sem mensurar a edificação. Foi considerado que os reagentes terão durabilidade de aproximadamente 3 anos letivos para as atividades de ensino. Por fim, infere-se que houve considerável aprendizado a partir das adaptações e/ou materiais alternativos propostos no “Roteiro de Aula Prática”, mas há limitações por se tratar de ensino técnico profissionalizante, haja vista que no mercado de trabalho o estudante egresso vivenciará produtos e processos normalmente normatizados e especificados para as mais diversas atividades microbiológicas e biotecnológicas.
Abstract: From a historic point of view, the Brazilian Educational Institutions are more recente if they are compared to first world countries’s. But there are no doubts about “istands” of excellence concerned to learning, search and extensions which are presented in a variety of different places in Brazilian territory. However information spreading by means of education faces several historic barriers: the building physical qualities, lach of incentive to quality, profesional’s low salaries, students who demonstrate gaps on learning and even constant changes on educational legislation. Among the difficulties to be overcome there is also Microbiology Teaching in the most varied levels of learning. The present paper presents as its general objetctive listing the challanges and possibilities aimed at fulfiling the “Industrial Microbiology Laboratory” ementary, in the First Year of Chemistry Technician Course – Integrated – at a Federal Public Institution the bibliographic revision of the Brazilian education data highing Microbiology Teaching has been the adapted methodology here. As a result a Guide for Practical Classes has been elaborated and has algo been strictl, based on the ementary. This Guide offers the detailing of 30 achievable and consistent to the existing and/or possible to be acquired along 2018 activities. Besides that, the average amount to implement a “Technical Vocational mid-level Laboratory” is around R$153.980,90, which accounts for 79 items such as equipments, glassware and reagents. It means that edification has not been mensured. It has been considered that the reagents will last for around 3 school Years for the teaching activities. Finally it ean be said there was considerable learning from the adapted and/or proposed alternative materials in the “Guide for Practical Activities”, however there were limitations due to the fact that it was thi “Vocational Technical Teaching” under studying. It must be taken into consideration for instance, that student egress will get in touch with normalized and specified products and processes for the most variety kinds of Microbiological and Biotechnology activities in the workmarket.
Subject: Microbiologia
Educação Profissionalizante
Educação Continuada
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Microbiologia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30643
Issue Date: 7-Jan-2019
Appears in Collections:Especialização em Microbiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Pós Microbiologia V 12 05.05.19 após defesa - FINAL.pdfAberto3.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.