Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30673
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pablo Juan Grecopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4651135192327539pt_BR
dc.contributor.referee1Gilson Moreira Praçapt_BR
dc.contributor.referee2Daniel Bruno Vieira de Andrade Barreirapt_BR
dc.creatorGustavo Fernandes Barbosapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6561207774696608pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-24T14:24:44Z-
dc.date.available2019-10-24T14:24:44Z-
dc.date.issued2018-03-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30673-
dc.description.abstractThis study aimed to compare the tactical behavior measured by the fundamental tactical principles and the tactical performance, measured by positive percentage of offensive and defensive principles, in small games with the introduction of the joker in young soccer players of different categories. Thirty-two soccer players from the U-14 (16) and the U-13 (16) category participated in the study. Three small game protocols were used: numerical equality (3vs.3), a joker for both teams (3vs.3+1a) and joker for each team (3vs.3 + 1b). Eight series with a duration of four minutes and four minutes of passive pause were carried out for each protocol and both categories. The behavior and tactical performance evaluated through the Football Tactical Assessment System (FUT-SAT). Two-way ANOVA, mixed design (protocols x categories) were used to compare tactical behavior, tactical offensive principles (penetration, offensive coverage, space, mobility and offensive unit) and defensive (containment, defensive coverage, equilibrium, concentration and defensive unity); tactical performance, percentage of correct offensive and defensive principles in the U-13 and U-14 categories. The significance level of 5% was established and the effect size (partial ²) was calculated. The results indicate a higher incidence of offensive coverage in the U-14, and penetration in the U-13. Observed more space actions with ball in the U-14-14 in the 3vs.3 protocol in relation to 3vs.3 + 1a, and greater tactical performance in the U-13 in the 3vs.3 + 1b protocol. As for the protocols, the presence of the joker increased the incidence of offensive coverage in both categories. In addition, there was an increase in the incidence of space without ball and defensive balance, in the protocol 3vs.3+1b when compared with the others. Concluded that the U-14 category presents better support to the ball carrier while the U-13 presents tactical behavior characteristic of the rudimentary model. In addition, the introduction of the joker encourages more actions to support the ball carrier regardless of category. Finally, the protocol 3vs.3+1b provides more width and depth, as well as numerical defensive balance and superiority in the lateral zones of the game center.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou comparar o comportamento tático, medido por meio dos princípios táticos fundamentais, e o desempenho tático, medido por meio do percentual de acerto dos princípios ofensivos e defensivos, em pequenos jogos com a inserção do curinga em jovens jogadores de futebol de diferentes categorias. Participaram do estudo 32 jogadores de futebol da categoria sub-14 (16) e sub-13 (16). Utilizaram-se três protocolos de pequenos jogos: igualdade numérica (3vs.3), um curinga para ambas as equipes (3vs.3+1a) e um curinga para cada equipe (3vs.3+1b). Realizaram-se oito séries com duração de quatro minutos e quatro minutos de pausa passiva para cada protocolo e ambas categorias. Avaliou-se o comportamento e desempenho tático por meio do Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT). Para as análises dos dados recorreu-se a ANOVA two-way, design misto (protocolos x categorias) para comparação do comportamento tático, princípios táticos ofensivos (penetração, cobertura ofensiva, espaço, mobilidade e unidade ofensiva) e defensivos (contenção, cobertura defensiva, equilíbrio, concentração e unidade defensiva); desempenho tático, percentual de acerto dos princípios ofensivo e defensivo, nas categorias sub-13 e sub-14. Estabeleceu-se o nível de significância de 5% e calculou-se o tamanho do efeito (² parcial). Os resultados apontam maior incidência de cobertura ofensiva na categoria sub-14, e penetração na categoria sub-13. Observam-se ainda mais ações de espaço com bola na categoria sub-14 no protocolo 3vs.3 em relação ao 3vs.3+1a, e maior desempenho tático na categoria sub-13 no protocolo 3vs.3+1b. No que concerne aos protocolos, a presença do curinga aumentou a incidência de cobertura ofensiva em ambas as categorias. Ainda, verificou-se aumento na incidência de espaço sem bola e equilíbrio defensivo, no protocolo 3vs.3+1b quando comparado com os demais. Conclui-se que a categoria sub-14 apresenta melhor apoio ao portador da bola enquanto o sub-13 apresenta comportamento tático característico do modelo rudimentar. Além disto, a introdução do curinga encoraja mais ações de apoio ao portador da bola independentemente da categoria. Por fim, o protocolo 3vs.3+1b oportuniza mais ações de profundidade e largura, além de equilíbrio e superioridade numérica defensiva nas zonas laterais ao centro de jogo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Esportept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Portugal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectComportamento táticopt_BR
dc.subjectPequenos jogospt_BR
dc.subjectCuringapt_BR
dc.titleInfluência do curinga no comportamento tático de jogadores de futebol em diferentes categorias durante pequenos jogospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação. Gustavo Fernandes Barbosa. PARA IMPRESSÃO (1).pdfAberto1.38 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons