Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/30699
Tipo: Dissertação
Título: Análise de casos históricos da ciência estudados sob a perspectiva da ciência em construção para favorecer reflexões por parte de licenciados sobre a natureza da ciência
Autor(es): Beatriz Carvalho Almeida
Primeiro Orientador: Rosária da Silva Justi
Primeiro membro da banca : Andrea Guerra de Moraes
Segundo membro da banca: Luiz Gustavo D'Carlos Barbosa
Terceiro membro da banca: Stefannie de Sá Ibraim
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar o potencial de se abordar a História da Ciência (HC) sob a perspectiva da ciência em construção, em um curso de formação de professores. Para isso, uma disciplina optativa foi implementada em um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública localizada na região Sudeste do país. Esta disciplina teve por objetivo discutir possíveis maneiras de inserir a História da Química no ensino. Neste sentido,alguns casos históricos foram abordados como uma maneira de ampliar os conhecimentos dos licenciandos sobre aspectos históricos da disciplina queirão lecionar futuramente e de favorecer reflexões sobre Natureza da Ciência (NdC).Para tanto, a perspectiva de Allchin foi utilizada para a inserção da HC nesta disciplina. Segundo este autor,a história deve ser estudada sob a perspectiva da“ciência em construção”,ou seja,a ciência deve ser entendida como um processo. Por isso, deve-se analisar a história não a partir dos conhecimentos que temos hoje,e sim,à luz dos conhecimentos que eram aceitos em um dado contexto histórico,de forma a compreender como as ideias foram evoluindo na ciência.Para a coleta de dados,foram feitos registros em áudio e vídeo de todas as aulas e atividades que ocorreram ao longo da disciplina.Além disso, todos os licenciandos que participaram da disciplina responderam a alguns questionários e participaram de entrevistas semi estruturadas. Para a análise dos dados, dois estudos de caso foram produzidos, os quais possibilitaram compreender: como determinados elementos presentes nos casos históricos favoreceram reflexões sobre NdC; como os licenciandos podem utilizar seus conhecimentos sobre NdC para pensar criticamente sobre tópicos relacionados à ciência;e qual a relevância das reflexões sobre NdC que ocorreram ao longo da disciplina para a formação dos licenciandos enquanto futuros professores.Os resultados obtidos neste estudo indicam que abordara HC sob a perspectiva da ciência em construção pode favorecer reflexões sobre um amplo espectro de aspectos de NdC. Em nossa análise, identificamos que determinados elementos que constituem os casos históricos favorecem reflexões relacionadas às diversas etapas que compõem o processo de construção do conhecimento científico.Tais resultados sem os tram especialmente relevante são compará- los àqueles obtidos a partir de estudos que utilizam a abordagem explícito-reflexiva para inserir a HC nos cursos de formação de professores. Além disso,a abordagem utilizada para se abordar a HC favoreceu a manifestação de conhecimentos importantes para informar futuras decisões socio científicas e nortear práticas docentes relacionadas ao ensino de NdC.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Portugal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/30699
Data do documento: 14-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-BCAlmeida-ABNT.pdfAberto1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons