Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30750
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodolfo Novellino Bendapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0066532113124336pt_BR
dc.contributor.referee1Herbert Ugrinowitschpt_BR
dc.contributor.referee2Guilherme Menezes Lagept_BR
dc.contributor.referee3Cassio de Miranda Meira Juniorpt_BR
dc.contributor.referee4Umberto Cesar Corrêapt_BR
dc.creatorAuro Barreiros Freirept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7324378349836120pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-31T13:14:44Z-
dc.date.available2019-10-31T13:14:44Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30750-
dc.description.abstractStudies have investigated the effects of self-control of knowledge of results and knowledge of performance in a isolated way. Results of these studies have demonstrated superior performance of self-controlled condition in both (KR and KP). The present study investigated the effect of simultaneous and isolated self-controlled of KR and KP in motor skills learning, as well as the strategies that drive practice context adequate to the learner needs. Seventy two participants (M=24.4 year-old, sd=3.5), novice in the task, performed the floating serve with aim to hit a bull-eye target placed on the floor in the opposite side of court. Six experimental groups were constituted following the available information (KP, KR, and KP or KR) and kind of feedback (self-controlled or yoked) in three distinct experiments: In each experiment, self-controlled and yoked groups were compared, being provided KP in the first, KR in the second and KP and KR in the third study. The experiments consisted of acquisition phase with 200 trials and tests (after-test and retention) with 10 trials. Average score in the target and movement pattern score were utilized as performance measures. Experiments results showed that all groups presented similar performance in target and groups that receive self-controlled KP presented superior performance in movement pattern score. It was verified that self-controlled groups used cognitive strategies from performance goals setting in relation to the target as well as to the movement pattern. Still, they also used meta-cognitive strategies to monitoring, evaluating and changing the goals of cognitive strategies in order to become practice context more adequate to individual needs.pt_BR
dc.description.resumoEstudos têm investigado os efeitos do autocontrole de conhecimento de resultados (CR) e conhecimento de performance (CP) de forma isolada. Os resultados desses estudos têm demonstrado superioridade da condição autocontrolada em ambos (CR e CP). O presente estudo investigou o efeito do autocontrole simultâneo e de forma isolada de CR e de CP na aprendizagem de habilidades motoras, bem como as estratégias que tornam o contexto de prática adequado às necessidades do aprendiz. Setenta e dois participantes (M = 24,4 anos, DP = 3,5), inexperientes na tarefa, realizaram o saque flutuante com apoio do voleibol com o objetivo de atingir o centro de um alvo posicionado no solo do lado oposto da quadra. Seis grupos experimentais foram constituídos conforme a informação disponibilizada (CP / CR / CP ou CR) e tipo de feedback (autocontrolado ou pareado) em três experimentos distintos: Em cada experimento foram comparado grupos autocontrolados com grupos pareados sendo o primeiro com fornecimento de CP, o segundo de CR e o terceiro com CP e CR. Os experimentos consistiram de fase de aquisição com 200 tentativas e testes com 10 tentativas. Escore médio no alvo e escore do padrão de movimento foram utilizados como medidas de desempenho. Os resultados dos experimentos mostraram que todos os grupos apresentaram desempenho similar em relação ao alvo e que os grupos que receberam CP de forma autocontrolada apresentaram desempenho superior em relação ao padrão de movimento. Verificou-se que os grupos autocontrolados utilizaram estratégias cognitivas a partir de metas de desempenho, tanto em relação ao alvo quanto em ao padrão de movimento. Ainda, utilizaram metaestratégias para monitorar, avaliar e alterar as metas das estratégias cognitivas, adequando o contexto de prática de acordo com as necessidades individuais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Esportept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Portugal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectAutocontrolept_BR
dc.subjectConhecimento de resultadospt_BR
dc.subjectConhecimento de performancept_BR
dc.titleAutocontrole de conhecimento de performance (CP) e de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de habilidades motoraspt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese corrigida Iris.pdfAberto2.82 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons