Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30777
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Juliana Carvalho Tavarespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1526778796118109pt_BR
dc.contributor.referee1Francisco Ângelo Coutinhopt_BR
dc.contributor.referee2Marco Antônio Melo Francopt_BR
dc.creatorSarah Eliane de Matos Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9111104991861249pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-01T11:53:20Z-
dc.date.available2019-11-01T11:53:20Z-
dc.date.issued2019-07-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30777-
dc.description.abstractVaccine is a suspension of organisms, or fraction of organisms, used to induce immunity and, consequently, reduce the spread of infections and occurrence of epidemics. Although the importance of vaccination in controlling infectious diseases is well established, several studies have shown that vaccination coverage in teenagers is low, mainly due to the lack of knowledge about the vaccines and the diseases they protect against. In addition, the vulnerability and inappropriate behavior of indifference to their health raise the risk of exposure of teenagers to infectious diseases. In this context, the present work, carried out with high school students from a state public school in the city of Betim-MG, was developed through the application of a didactic sequence, based on the methodology of action research, in order to promote health education in the school environment, improving knowledge and stimulating reflections in the context of scientific education. After carrying out the proposed activities, it was possible to verify the effectiveness of the methodology used for the acquisition of knowledge by students , besides promoting a greater interest and motivation than the traditional classes. In addition, it made it possible to explore the less understood issues more effectively and stimulated students' autonomy associated to the construction of their own knowledge.pt_BR
dc.description.resumoVacina é uma suspensão de organismos, ou fração de organismos, usada para induzir imunidade e, consequentemente, reduzir a disseminação de infecções e ocorrência de epidemias. Apesar da importância da vacinação no controle de doenças infecciosas ser bem estabelecida, diversas pesquisas mostram que a cobertura vacinal em adolescentes é reduzida, devido, principalmente, ao escasso conhecimento sobre as vacinas e doenças contra as quais protegem. Além disso, a vulnerabilidade e o comportamento inapropriado de indiferença ao seu estado de saúde elevam os riscos de exposição dos adolescentes às doenças infectocontagiosas. Nesse contexto, o presente trabalho, realizado com alunos do ensino médio, de uma escola pública estadual do município de Betim-MG, foi desenvolvido por meio da aplicação de uma sequência didática, baseada na metodologia da pesquisa-ação, a fim de promover a educação em saúde no ambiente escolar, aprimorando conhecimentos e estimulando reflexões no contexto da educação científica. Após a realização das atividades propostas, foi possível verificar a eficácia da metodologia empregada para a aquisição do conhecimento pelos adolescentes participantes, além de promover um maior interesse e motivação do que as aulas tradicionais. Adicionalmente, possibilitou explorar as questões menos compreendidas de maneira mais efetiva e estimulou a autonomia dos estudantes associada à construção do próprio conhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectVacinaçãopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subject.otherEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherSaúde do adolescentept_BR
dc.subject.otherVacinaçãopt_BR
dc.subject.otherPesquisa-açãopt_BR
dc.titleVacinação e a apropriação do conhecimento imunológico por alunos do ensino médio: uma abordagem em pesquisa-açãopt_BR
dc.title.alternativeVaccination and appropriation of immunological knowledge by high school students: one approach in action researchpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM Final - REPOSITÓRIO COM ATA (SARAH ELIANE DE MATOS SILVA -PROFBIO).pdf3.18 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons