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Type: Tese
Title: Infográficos para ensino de LE/LA? Análise de materiais didáticos, design e desenvolvimento de um curso para a formação de professores de Espanhol no contexto da Educação Básica
Authors: Gonzalo Enrique Abio Vírsida
First Advisor: Reinildes Dias
First Referee: Zaira Bonfante dos Santos
Second Referee: Francis Paiva
Abstract: As tecnologias digitais e seus recursos exercem um papel de grande relevância nas mais diversas esferas do nosso cotidiano, especialmente em nossas práticas sociais de comunicação pelo uso da linguagem. Vivemos em uma sociedade altamente visual, onde a imagem e a palavra mantêm uma relação cada vez mais integrada. Percebemos que o panorama da comunicação e da aprendizagem atual é profundamente multimodal e as composições textuais integram imagens, sons, cores, gestos e a palavra em paisagens semióticas significativas. Um dos textos multimodais que circulam na atualidade e que têm um grande potencial no campo da educação são os infográficos. O infográfico é um gênero multimodal que transforma informações complexas em visualizações fáceis de entender. Apesar de seu potencial para facilitar a construção de significados, apenas nos últimos anos, os infográficos passaram a ser reconhecidos e utilizados na educação e, mais especificamente, no ensino de línguas adicionais. Ancorado na semiótica social, principalmente na Gramática de Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006[1996]) e nos processos de conhecimento da pedagogia dos multiletramentos (KALANTZIS; COPE, 2012), este estudo desenvolveu e implementou um curso de formação semio-pedagógica e tecnológica para o uso educacional de infográficos dirigido para professores de espanhol que ensinam na educação básica pública, especialmente no segmento do Ensino Médio. O design metodológico incluiu o estudo de caso exploratório, a pesquisa documental, a pesquisa-design (PLOMP; NIEVEEN, 2013) e a pesquisa-design-formação (ROSSINI; OLIVEIRA, 2015), com o uso de técnicas e instrumentos como, por exemplo, relatos, observações e questionários. A análise dos dados gerados está assim organizada: primeiro, analiso os infográficos que aparecem com esse nome e as atividades que os acompanham nas três coleções de Livros Didáticos para ensino de espanhol como língua estrangeira, aprovadas pelo PNLD 2018, com base no referencial teórico. Em seguida, segue a análise dos dados gerados durante um curso experimental presencial, que serviram de base para desenvolver uma parte de materiais didáticos incluídos nos oito módulos do curso on-line. Por último, analiso os dados advindos da avaliação desses módulos por especialistas da área de ensino de espanhol. A pesquisa nos Livros Didáticos revelou que apenas em duas coleções encontramos infográficos nomeados como tal. Os dados revelam que muitas das capacidades de leitura, de acordo com Gomes (2017) não foram desenvolvidas em todas as atividades, nem houve ênfase na promoção do letramento visual/multimodal ou crítico. De um modo geral, porém, devo considerar que essas atividades formam parte de um conjunto maior e que as unidades são usualmente orientadas por um viés crítico. Os dados gerados a partir do curso presencial serviram para efetuar mudanças e ajustes dos módulos seguintes do curso on-line que ficaram alojados para livre acesso na Internet no blog do projeto. O processo de pesquisa-design no desenvolvimento dos materiais do curso on-line é apresentado e analisado, tendo por base o ciclo da produção, análise, design e avaliação. Finalmente, apresentamos os resultados positivos gerados no processo de avaliação dos especialistas sobre o curso on-line, disponível na Internet. Constatamos que o modelo denominado CTSPC (de Conhecimento Tecnológico Semio-pedagógico de Conteúdo), adaptado a partir do modelo TPACK, de Mishra e Koehler (2006), revelou-se útil para nortear o desenvolvimento dos conteúdos e da parte prática desta pesquisa. Os materiais foram disponibilizados com uma licença aberta que permite sua modificação e reutilização.
Abstract: Digital technologies and their resources play a major role in the most diverse spheres of our daily lives, especially in our social communication practices through the use of language. We live in a highly visual society, where image and word maintain an increasingly integrated relationship. We realize that the landscape of communication and learning today is profoundly multimodal and textual compositions integrate images, sounds, colors, gestures and words into meaningful semiotic landscapes. One of the multimodal texts currently circulating that has great potential in the field of education is infographics. Infographic is a multimodal genre that transforms complex information into easy-to-understand visualizations. Despite its potential to facilitate meaning making, only in recent years have infographics been recognized and used in education and, more specifically, in the teaching of additional languages. Anchored in social semiotics, especially Kress and van Leeuwen's Grammar of Visual Design (2006 [1996]) and knowledge processes of multiliteracies pedagogy (KALANTZIS; COPE, 2012), this study developed and implemented a semio-pedagogical course with the use of digital technologies oriented to Spanish teachers for the educational use of infographics at public basic education, especially in the High School segment. Methodological design included exploratory case study, documentary research, design-research (PLOMP; NIEVEEN, 2013) and research-design-training (ROSSINI; OLIVEIRA, 2015), using techniques and instruments such as, for example, reports, observations and questionnaires. The analysis of the data generated is organized as follows: first, I analyze the infographics that are present with this name and the activities that accompany them in the three textbook series for teaching Spanish as a foreign language, approved by PNLD 2018, based on the theoretical framework. Then, it follows the analysis of the data generated during an on-site experimental course, which served as the basis for developing a portion of teaching materials included in the eight modules of the online course. Finally, I analyze the data gathered from the evaluation of these modules by specialists from the Spanish teaching area. Research in the textbooks revealed that only in two collections do we find infographics named as such. The data reveal that many of the reading skills, according to Gomes (2017) were not developed in all activities, nor was there emphasis on promoting visual / multimodal or critical literacy. Overall, however, I must consider that these activities are part of a larger set and that the units are usually driven by a critical focus. The data generated from the classroom course served to make changes and adjustments to the following modules of the online course that were housed for free access on the Internet blog of the project. The research-design process in the development of online course materials is presented and analyzed, based on the production, analysis, design and evaluation cycle. Finally, we present the positive results generated by the expert assessment process of the online course (available on the Internet). We found that the model called CTSPC (Semio-pedagogical Content Technological Knowledge), adapted from the TPACK model of Mishra and Koehler (2006), proved to be useful to guide the development of content and the practical sections of this research. The materials have been made available with an open license that allows their modification and reuse.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Portugal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/30793
Issue Date: 28-Jun-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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