Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30842
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Francis Arthuso Paivapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9987569172150751pt_BR
dc.contributor.referee1Rosane Cassia Santos e Campospt_BR
dc.contributor.referee2Leiva de Figueiredo Viana Lealpt_BR
dc.creatorValdiene Aparecida Gomespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9767359015120458pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-05T16:57:01Z-
dc.date.available2019-11-05T16:57:01Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30842-
dc.description.resumoEsta dissertação versa sobre um projeto interdisciplinar de letramento aplicado em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II, em que se desenvolveu estratégias didáticas para a produção de gêneros discursivos da esfera científica, como o relatório de experimento científico, bem como retextualizações de textos em infográfico e em gênero de apresentação oral, tendo como suporte multimodal o pôster. O objetivo desta pesquisa foi intervir na competência escrita e oral dos alunos por meio da produção de gêneros discursivos e da multimodalidade, tendo como mola propulsora a prática social: a investigação do lançamento de esgoto sem tratamento na lagoa do bairro em que os alunos residem. Nesta pesquisa foi usada a metodologia de pesquisa de intervenção, com abordagem qualitativa, a qual foi baseada nos estudos de diversos autores, tais como Bakhtin (2003, 2016) e Marcuschi (2008), que abordam o gênero do discurso. No que se refere ao letramento, baseou-se em Soares (1999, 2007), e sobre a agência da escrita e sequência de eventos, versou-se a partir de Bazerman (2006, 2009). E em relação ao letramento científico, discutiu-se baseada em Santos (2007) e também na Base Nacional Comum Curricular (2018) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), que ancoram também a apresentação sobre a interdisciplinaridade. Expõe-se ainda a respeito do multiletramento, ancorada em Rojo (2008, 2012), Dell’Isola (2012) e Paiva (2009, 2013, 2016). Sobre a divulgação científica, buscou-se respaldo em Leibruder (2003); Mendonça e Buzen (2013), acerca das retextualizações e metodologias empregadas, pesquisou-se Dell’Isola (2007, 2012, 2013), Marcuschi (2008, 2010), Dolz et al (2004), que também ofereceu aporte para fundamentar sobre a oralidade. Para as análises, além dos autores supracitados, baseou-se também em Geraldi (1993, 2003), Antunes (2003), Passarelli (2012), Wachowicz (2012). As reflexões advindas dos dados produzidos pelo projeto interdisciplinar de letramento demonstram que os alunos desenvolveram sua capacidade de aprender a aprender, à medida que refletiam e tomavam parte da construção do projeto. Por meio do engajamento dos alunos durante as atividades, também se percebeu a apropriação deles acerca da pesquisa científica e seus desdobramentos. Produziram diversos textos de gêneros discursivos diferentes, multimodais e se expressaram oralmente com competência. Aprenderam, por fim, a fazer uso social da leitura e da escrita, o que promoveu o letramento dos estudantes. Os resultados alcançados indicam que atividades sistemáticas em que se envolve o ensino de gêneros discursivos a partir da prática social pode melhorar a competência linguística escrita e oral dos alunos, além de transformá-los em agentes que puderam melhorar seu entorno.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectRetextualizaçõespt_BR
dc.subjectGênero oralpt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherGêneros discursivospt_BR
dc.subject.otherAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.titleProjeto interdisciplinar de letramento: o ensino de gêneros discursivos da esfera científica no Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
projeto interdiscioplinar de letramento.pdf10.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.