Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30848
Type: Dissertação
Title: Entre vivências e lembranças de uma Comunidade Quilombola: história, memória e discurso
Other Titles: Between experiences and reminders of a Quilomball Community: history, memory and discourse
Authors: Elisângela de Jesus Furtado da Silva
First Advisor: Luiz Alex Silva Saraiva
First Referee: Alessandra de Sá Mello da Costa
Second Referee: Shirley Aparecida de Miranda
Third Referee: Maíra Neves Gomes
Abstract: Este trabalho versa sobre história, memória e organização social e é voltado à construção de uma versão possível da história. O problema de pesquisa é quais histórias podem ser construídas discursivamente a partir das memórias de mulheres da comunidade. Sua realização teve como objetivo geral analisar a forma pela qual a história da comunidade Luizes pode ser construída a partir da memória dos seus membros. Os objetivos específicos dizem respeito a: i) identificar as principais memórias de mulheres idosas do Quilombo Luizes sobre a comunidade, o que foi feito por meio da realização de entrevistas não estruturadas, enquanto técnica de História Oral; ii) organizar e analisar as memórias coletivas compartilhadas por meio da abordagem histórico discursiva proposta por Wodak (2001a) e iii) articular as memórias e as análises às histórias possíveis da comunidade Luizes. A realização do trabalho se fundamentou na ontologia nominalista, com base no método indutivo, sendo a pesquisa qualitativa. A comunidade Luizes está localizada no bairro Grajaú, região oeste de Belo Horizonte. Da releitura dos dados, foi possível identificar dois grandes discursos predominantes na narrativa das entrevistas sobre suas memórias. Eles dizem respeito a questões da comunidade e dos demais grupos sociais, ou seja, as narrativas foram fundamentadas em fatores que, em última instância, são responsáveis por diferir a comunidade dos demais grupos sociais. Assim, tem-se a origem de dois macrotópicos discursivos identificados nos dados. O primeiro macrotópico foi denominado Esse todo complexo Luizes, composto pelos subtópicos, que remetem às histórias sobre: a) autoidentificação; b) organização social; c) subsistência; d) trabalho; e) gênero; f) geração, g) resistência e h) religião. O segundo macrotópico se refere “Os outros”: a) histórias do bairro Grajaú; b) histórias das instituições de apoio e governamentais; e c) histórias de instituições de ensino, todas essas em interface com a Comunidade Luizes. Esses subtópicos são abordados a partir dos léxicos e trechos extraídos das narrativas. Os resultados obtidos a partir das memórias das entrevistadas permitem contar diversas histórias da Comunidade Luizes, que remetem à dinâmica do grupo e dele como outros grupos sociais, o que indica que as histórias e memórias podem ser associadas a um discurso de identidade. Ou seja, as narrativas foram fundamentadas em fatores que, em última instância, são responsáveis por diferir a comunidade dos demais grupos sociais.
Abstract: This work deals with history, memory and social organization and is aimed at building a possible version of history. The problem of research is what stories can be constructed discursively from the memories of women in the community. Its purpose was to analyze the way in which the history of the Luizes community can be built from the memory of its members. The specific objectives are to: i) identify the main memories of elderly women of Quilombo Luizes about the community, which was done through unstructured interviews as a Oral History technique; ii) organize and analyze shared collective memories through the discursive historical approach proposed by Wodak (2001a) and iii) articulate the memories and analyzes to the possible stories of the Luizes community. The work was based on the nominalist ontology, based on the inductive method, being the qualitative research. The Luizes community is located in the Grajaú neighborhood, western region of Belo Horizonte. From the re-reading of the data, it was possible to identify two major prevailing discourses in the narrative of the interviews about their memories. They relate to issues of the community and other social groups, that is, the narratives were based on factors that, ultimately, are responsible for deferring the community from other social groups. Thus, we have the origin of two discursive macrotópicos identified in the data. The first macrotopic was named This whole complex Luizes, composed of subtopics, which refer to the stories about: a) self- identification; b) social organization; c) subsistence; d) work; e) gender; f) generation, g) resistance and h) religion. The second macrotopic refers to "The Others": a) Grajaú neighborhood stories; b) stories of support institutions and government; and c) stories of educational institutions, all of which interface with the Luizes Community. These subtopics are approached from the lexicons and excerpts extracted from the narratives. The results obtained from the interviewees' memories allow us to tell several stories of the Luizes Community, which refer to the dynamics of the group and of it as other social groups, which indicates that the stories and memories can be associated with a discourse of identity. That is, the narratives were based on factors that, ultimately, are responsible for deferring the community from other social groups.
Subject: História
Memória coletiva
Quilombas
Administração
Belo Horizonte
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/30848
Issue Date: 1-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Final com ata e ficha.pdfDissertação Elisângela3.52 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons