Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30854
Type: Dissertação
Title: Um estudo dos livros literários inseridos no livro didático do terceiro ano do ensino fundamental.
Other Titles: A study of the literary books inserted in the textbook of the third year of elementary school.
Authors: Fabrícia Fátima de Sousa
First Advisor: Celia Abicalil Belmiro
First Co-advisor: Aracy Alves Martins
First Referee: Maria Zélia Versiani Machado
Second Referee: Santuza Amorim da Silva
Abstract: Esta pesquisa insere-se no campo da Educação e Linguagem, tendo como objeto de estudo os livros literários da seção “Dicas de Leitura” do livro didático da coleção Quatro Cantos/3º ano do ensino fundamental. Com base nos estudos de Evangelista (2001), Paulino (2009), Cademartori (2010), Belmiro (2014), Cosson (2016), dentre outros, em uma análise documental, buscamos verificar de que maneira as sugestões de livros literários presentes no livro didático contribuem para o letramento literário. O desenvolvimento da pesquisa pretendeu evidenciar uma prática específica de letramento, estudado por Paulino (2009) e Cosson (2014): o letramento literário, que é compreendido como o processo de apropriação da literatura enquanto linguagem, no qual é imprescindível a interação e contato direto do leitor com as obras literárias. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas. A primeira constou de levantamento bibliográfico de diversas temáticas relacionadas à pesquisa, com o objetivo de garantir o aporte teórico necessário para o seu desenvolvimento. Na segunda etapa, analisamos os seguintes livros literários presentes na seção “Dicas de Leitura”, que constituem o corpus da pesquisa: Até as princesas soltam pum; Histórias para brincar; Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias; O livro inclinado; PROIBIDO PARA MAIORES. As melhores piadas para crianças; e Uma aventura no quintal. A terceira etapa constituiu-se de um trabalho de campo no qual buscou-se verificar se os títulos propostos eram disponibilizados na biblioteca. Foram verificadas quatro bibliotecas de escolas municipais de Belo Horizonte que adotaram o livro didático coleção Quatro Cantos. A partir do levantamento das fichas de empréstimo, verificou-se quais os livros mais procurados pelas crianças. A dissertação que está estruturada em quatro capítulos. No primeiro estão conceituados: literatura infantil; alfabetização e letramento na escola; letramento literário; leitura literária na escola e formação do leitor literário na escola. No segundo foram descritas e analisadas a estruturação e informações que são propagadas nos livros didáticos e nos manuais do professor. No terceiro capítulo, foram analisadas as características dos seis livros literários sugeridos na seção “Dicas de Leitura”. No quarto capítulo registraram-se descritivamente as fichas de empréstimo de livros da biblioteca das quatro escolas pesquisadas e sua análise enfatizou quais livros estavam no acervo disponíveis para empréstimos das crianças e quais tiveram maior procura. As considerações finais correlacionam os estudos teóricos, as análises dos livros didáticos, dos manuais, dos livros literários e suas disponibilidades nas bibliotecas para empréstimos. O resultado da pesquisa evidenciou o livro mais procurado pelas crianças, inter-relacionando-o com sua descrição. Das implicações preponderantes da pesquisa, pode-se destacar a importância da seleção de livros didáticos cujas sugestões literárias sejam propícias aos seus leitores e que estas estejam disponíveis para contato direto das crianças com elas. E que as obras possam ser exploradas literariamente nas atividades de leitura.
Abstract: This research is, which is in the field of Education and Language, has the object to study the literary books of the section “Reading Tips” of the textbook of the Quatro Cantos Collection / 3rd year of elementary school. Based on the studies developed by Evangelista (2001), Paulino (2009), Cademartori (2010), Belmiro (2014), Cosson (2016), and others, in a documental analysis, we tried to verify how the suggestions of literary books present in the textbook contribute to literary literacy. The development of the research aimed to highlight a specific literacy practice, studied by Paulino (2009) and Cosson (2014): literary literacy, which is understood as the process of appropriation of literature as a language, in which interaction and direct contact of the reader with literary works. The research was developed in three stages. The first one consisted of a bibliographical survey about several topics related to the research with the objective of guaranteeing the theoretical contribution necessary for its development. In the second stage, we analyze the literary books present in the section “Reading Tips”, which constitute the corpus of the research: Até as princesas soltam pum (Even the princesses fart); Histórias para brincar (Stories to play); Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias (Marcelo, quince, hammer and other stories); O livro inclinado (The inclined book); PROIBIDO PARA MAIORES. As melhores piadas para crianças” (FORBIDDEN FOR THE GROWNUP: The best jokes for kids); and Uma aventura no quintal (An adventure in the backyard). The third stage consisted of a field work in which it was tried to verify if the proposed titles were made available in the library. Four libraries of municipal schools of Belo Horizonte were verified that adopted the didactic book coleção Quatro Cantos. From the survey of the loan files, it was verified which books are most wanted by the children. The dissertation is structured in four chapters. In the first chapter are conceptualized: children's literature; literacy in school; literary literacy; literary reading at school and literary literacy training at school. In the second, the structure and information that are propagated in the textbooks and teacher's manuals were described and analyzed. In the third chapter, the characteristics of the six literary books suggested in the "Reading Tips" section were analyzed. In the fourth chapter the book loan records of the four schools surveyed were descriptively recorded, and their analysis emphasized which books were available for borrowing by the children and which had the greatest demand. In the fifth chapter, the final considerations on the research were developed, correlating theoretical studies, analyzes of textbooks, manuals, literary books and their availabilities for loan in the libraries. The result of the research evidenced the most sought-after book by children, interrelating it with their description. From the preponderant implications of the research, it is possible to highlight the importance of the selection of textbooks whose literary suggestions are favorable to its readers and that these are available for direct contact of the children with them. And that works can be explored literally in reading activities.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Portugal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/30854
Issue Date: 30-Aug-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação- Fabrícia Fátima de Sousa.pdf7.32 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons