Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/30884
Tipo: Tese
Título: Rosário dos kamburekos : espirais de cura da ferida colonial pelas crianças negras no Reinadinho (Oliveira-MG)
Título(s) alternativo(s): Rosário dos kamburekos
Autor(es): Bárbara Regina Altivo
Primeiro Orientador: Luciana de Oliveira
Segundo Orientador: Pedrina de Lourdes Santos
Primeiro membro da banca : Bruno Sena Martins
Segundo membro da banca: José Luiz Aidar Prado
Terceiro membro da banca: José Jorge de Carvalho
Quarto membro da banca: Dalva Maria Soares
Quinto membro da banca: César Geraldo Guimarães
Resumo: Esta tese tem como fundamento as relações espirituais, afetivas e intelectuais que desenvolvi em campo junto à irmandade de Reinado “Os Leonídios” e o coletivo de crianças negras que formam o chamado reinadinho, na cidade de Oliveira-MG. Abordo o rosário dos negros como um vasto e complexo labor cosmológico, subjetivo, social e político de cura das relações dilaceradas pela escravidão e pelo racismo, através de operações inventivas que colocam em comunicação diferentes seres, tempos e linguagens. O mergulho neste processo se deu através do encontro com o pensamento-ação das crianças por meio de estratégias etnográficas clássicas como a observação, a participação, entrevistas pessoais, manutenção de um diário de campo, registros audiovisuais e oficinas variadas. Além disso, me aproximei do rosário de modo corporal e afetivo, experienciando transes mediúnicos que me conectaram singularmente à comunidade e às crianças. Fazendo dialogar a experiência etnográfica e as teorias acadêmicas, é articulada uma cosmopolítica preta, decolonial e infantil que permite a evidenciação das principais vias de autorreparação da infância negra no reinadinho: 1) o repovoamento mágico do cosmos na “casinha de kambureko”, fundando um território existencial próprio pelos restos e ruínas dos adultos nas bordas da periferia negra da cidade; 2) a sensibilidade infantil às almas e divindades ancestrais, constituindo uma comunidade negra intermundos que reconecta vínculos rompidos pela diáspora escravocrata ao cruzar o plano dos vivos e dos mortos, propiciadora da circulação de saberes e afetos pelas linhagens de matriz africana; e 3) as habilidades e conhecimentos performáticos das crianças, atuando na produção de uma memória e uma história negra pelo corpo, pelas costuras de fragmentos narrativos, imagéticos e afetivos, ao desconstruir a linguagem colonial e instaurar formas comunicacionais multidimensionais. Para dar conta da riqueza desse encontro, a tese assume a forma de um dispositivo dialógico que reúne notas e imagens de campo, descrições etnográficas, reflexões de cunho conceitual sorvidas da matriz epistêmica ocidental de verve acadêmica e intervenções da arte negra brasileira.
Abstract: This thesis is based on the spiritual, affective and intellectual relations that I developed in the field with the brotherhood of Reinado "Os Leonídios" and the group of black children that form the so-called “reinadinho” in Oliveira-MG. I approach the Reinado as a vast and complex cosmological, subjective, social and political work of healing relationships torn apart by slavery and racism, through inventive operations that put into communication different beings, times and languages. The dive in this process occurred through the encounter with children's thought-action through classic ethnographic strategies such as observation, participation, personal interviews, maintenance of a fiel journal, audiovisual records and varied workshops. In addition, I approached the Reinado in a corporal and affective way, experiencing mediumistic trances that connected me singularly to the community and the children. By engaging ethnographic experience and academic theories, a black, decolonial and childlike cosmopolitics is articulated, which allows for the discovery of the main ways of self-rearing black childhood em the “reinadinho”: 1) the magical repopulation of the cosmos in the "kambureko house", founding a existential territory proper for the remains and ruins of the adults on the edges of the black periphery of the town; 2) the sensitivity to the ancestral souls and deities, constituting a black community that reconnects ruptured bonds by the slavery diaspora when crossing the plane of the alive and the dead, enablig the circulation of knowledge and affections by the lineages of African matrix; and 3) the performative skills and knowledge of children, acting in the production of a memory and a black history through the body, through the seams of narrative, imagery and affective fragments, by deconstructing colonial language and establishing multimensional forms of communication. In order to account for the richness of this encounter, the thesis takes the form of a dialogical device that brings together notes and field images, ethnographic descriptions, conceptual of academic verve and interventions of Brazilian black art.
Assunto: Comunicação - Teses
Crianças negras - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30884
Data do documento: 16-Abr-2019
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_B.Altivo.pdf9.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.