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Tipo: Tese
Título: A dialética e as letras : imagens e paradigmas do pensar no Fedro de Platão
Título(s) alternativo(s): The dialectics and the letters: images and paradigms of thinking in Plato's Phaedrus
Autor(es): Fabio da Silva Fortes
primer Tutor: Marcelo Pimenta Marques
Segundo Tutor: Miriam Campolina Diniz Peixoto
primer miembro del tribunal : Jacyntho José Lins Brandão
Segundo miembro del tribunal: Maria Cecília Leonel Gomes dos Reis
Tercer miembro del tribunal: Fernando Décio Porto Muniz
Cuarto miembro del tribunal: Fernando Rey Puente
Resumen: O debate que o diálogo Fedro instaura sobre a escrita e a dialética, além de manter viva uma discussão de grande importância para a filosofia contemporânea – os limites e as possibilidades da relação entre filosofia e linguagem – é também objeto de uma reflexão que não demonstra perda de vitalidade entre estudiosos de Platão. Afinal, na perspectiva da filosofia platônica, seria o escrever inimigo do pensar? Poderíamos afirmar, por intermédio da crítica que emerge na primeira camada de significação do mito de Theuth (Phdr. 274b-278b), que existe aí uma contraposição forte entre duas dimensões da linguagem – a dimensão da oralidade e a da escrita – e, por conseguinte, a eleição inequívoca da primeira, como o modo adequado à expressão dialética? Procurando contribuir para esse debate, iluminando, particularmente, as possíveis convergências e dissidências entre o universo das letras e da dialética no âmbito da obra de Platão, especialmente a partir do Fedro, esta tese pretende colaborar, lato sensu, para o debate sobre os limites e as possibilidades da linguagem para a expressão do pensamento filosófico. Stricto sensu, destacam-se, como objetivos: 1) reavaliar o problema da escrita em Platão, tendo por base as reflexões contidas especialmente no Fedro, relacionando-as à pluralidade de temas com os quais mantêm relação no âmbito do próprio diálogo (a retórica, a dialética, a memória, a psykhé, éros etc.); 2) em relação de contiguidade com o item anterior, observar em que medida as reflexões em torno das letras (γράμματα) e da escrita (γραφή) podem ser compreendidas a partir das noções de imagem (εἴδωλον) e paradigma (παράδειγμα) e como elas colaboram para a formulação da noção de dialética (διαλεκτική). A nossa hipótese é que a escrita não somente assoma no Fedro como um reflexo do debate histórico em curso em Atenas a partir de meados do século V a.C., em relação ao qual Sócrates teria apresentado uma velada censura, mas configura também, para Platão, um tema de caráter filosófico. Queremos mostrar que, ao longo do diálogo, enquanto se busca responder às perguntas: a escrita pode ser bela? Se sim, em que condições?, vai-se também além de uma resposta que estaria, digamos, no limite de uma “ética do escrever” para o filósofo. Assim, os recursos próprios do universo da escrita – as letras – são também tomados como elementos através dos quais se formula e se pode compreender filosoficamente a noção de dialética associada à divisão (διαίρεσις) e reunião (συναγωγή), de modo que as letras e a escrita se tornam no texto platônico não somente imagens, mas também paradigmas para a determinação do pensar filosófico.
Abstract: The debate about writing and dialectics raised in the dialogue Phaedrus, besides keeping alive a discussion of utmost importance for contemporary philosophy – the limits and possibilities of the relation between philosophy and language – is also the object of a reflection that does not show loss of vitality among Plato's scholars. After all, in the perspective of Platonic philosophy, would writing be adversary to thinking? Should we sustain, by reading the criticism that emerges in the first layer of signification of the myth of Theuth (Phdr. 274b-278b), that there is a strong contrast between two dimensions of language - the dimension of orality and writing - and, therefore, the unequivocal election of the former as the proper mode for dialectical expression? In order to contribute to this debate, by illuminating particularly the possible convergences and dissidences between the universe of letters and the dialectics in the context of Plato's work, especially within the Phaedrus, this doctoral dissertation aims at contributing, broadly speaking, to the debate on the limits and the possibilities of written language for the expression of philosophical thought. Strictly speaking, the objectives are: 1) to re-evaluate the problem of writing in Plato, based on the reflections contained especially in the Phaedrus, relating them to the plurality of subjects with which they have a relationship within the framework of the dialogue itself (rhetoric , dialectics, memory, psykhé, éros etc.); 2) in relation to the previous item, we aim at observing at what extent the reflections on the letters (γράμματα) and writing (γραφή) can be understood from the notions of image (εἴδωλον) and paradigm (παράδειγμα) and how they collaborate for the formulation of the notion of dialectic (διαλεκτική). Our hypothesis is that not only does writing appear in the Phaedrus as a consequence of the historical debate underway in Athens by the middle of the fifth century BC, on which Socrates would have presented a veiled disapproval, but also it does configure for Plato a theme of philosophical interest. We intend to show that, throughout the dialogue, while trying to answer the questions: can writing be beautiful? If so, in what conditions? There is also an answer that would go beyond a “ethics of writing” for the philosopher. Thus the own resources of the universe of writing – the letters – are also taken as elements through which the notion of dialectic associated with division (διαίρεσις) and reunion (συναγωγή) is formulated and can be understood philosophically, so that letters and writing becomes in the Platonic text not only images, but also paradigms for the determination of philosophical thinking.
Asunto: Filosofia
Dialética
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30891
Fecha del documento: 19-ago-2019
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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