Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30910
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adriane Teresinha Sartoript_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4221830382965807pt_BR
dc.contributor.referee1Daniervelin Renata Marques Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Francis Arthuso Paivapt_BR
dc.creatorAline Cristiana Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4221830382965807pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-11T14:05:33Z-
dc.date.available2019-11-11T14:05:33Z-
dc.date.issued2019-02-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30910-
dc.description.abstractAware of the current reality of the frequent presence of smartphones in classrooms and the necessity to improve reading skills in the students, especially multimodal texts, this research is supported by the Bakhtinian theory which argues that reading is understanding and this happens from the reader / text interaction, and this interaction raises in the reader, who is an active element in this process, a response. This research presents a methodological proposal of a qualitative approach to the development of multimodal text reading skills, using the smartphone as a search tool for information that favors comprehension. The objective is the improvement of reading skills from the textual cartoon, exploring the smartphone as a technological tool of educational mediation. This research will be developed at the Dom Benevides State School in Mariana, MG, in a ninth-grade class, from the reading of cartoons with the aid of the smartphone to search for information that will help the students in understanding. The search for information is going to be recorded by the screen recorder application AZ Screen Recorder and from a diagnosis a teaching project is going to be created and developed aimed to help the students to read in a productive way. At the end, new data is going to be generated to be compared to those of the diagnosis, aiming to understand the effects of the teaching project in the search to analyze the reading performed by the students. The results show that the students improve the comprehension of the functioning of the journalistic sphere, they developed various skills necessary to read cartoons, genre that guided this research, and the internet that they didn’t have on the beginning of this research, they became more prepared users and willing to try new ways to get more information that will lead them to understand texts.pt_BR
dc.description.resumoCiente da realidade atual da presença constante dos aparelhos celulares nas salas de aula e da necessidade de desenvolver nos alunos habilidades de leitura, mais especificamente de textos multimodais, a presente pesquisa está respaldada na teoria bakhtiniana, segundo a qual leitura é compreensão e se dá a partir da interação leitor/texto, e esta interação faz suscitar no leitor, que é um ser ativo neste processo, uma resposta. Esta pesquisa apresenta uma proposta metodológica de abordagem qualitativa de desenvolvimento de habilidades de leitura de textos multimodais, tendo o celular como ferramenta de busca de informações que favoreçam a compreensão. O objetivo é o aprimoramento de habilidades de leitura a partir do gênero charge, explorando o celular como ferramenta tecnológica de mediação pedagógica. A pesquisa se desenvolveu na Escola Municipal Padre Antônio Gabriel de Carvalho, em Cláudio Manoel, distrito de Mariana, MG, em uma turma do nono ano, a partir da leitura de charges com o auxílio do celular para a busca de informações que ajudaram os alunos na compreensão. A busca de informações foi gravada pelo aplicativo gravador de tela AZ screen recorder e, a partir de um diagnóstico, foi criado e desenvolvido um projeto de ensino visando auxiliar o aluno a ler de forma produtiva. Ao final, novos dados foram gerados para que pudessem ser comparados aos do diagnóstico, visando compreender os efeitos do projeto de ensino na busca de analisar a leitura realizada pelos alunos. Os resultados demonstram que, os alunos ampliaram sua compreensão acerca do funcionamento da esfera jornalística, desenvolveram várias habilidades necessárias à leitura de charges, gênero que norteou este trabalho e adquiriram habilidades de pesquisa na internet que não apresentavam no início da pesquisa, tornaram-se usuários mais seguros e dispostos a tentar novos caminhos a fim de obter informações que os levem à compreensão de textos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabilidades de leiturapt_BR
dc.subjectChargept_BR
dc.subjectCelularpt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherAplicativos móveispt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherLeitura - Aprendizagempt_BR
dc.titleLetramento digital: o celular como ferramenta pedagógica para o aprimoramento de habilidades de leitura de chargespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Letramento Digital.pdf4.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.