Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/30913
Tipo: Dissertação
Título: Argumentação: uma abordagem a partir da produção escrita de alunos de comunidades rurais de Itabira
Autor(es): Ivanildo Antônio de Souza
Primeiro Orientador: Adriane Teresinha Sartori
Primeiro membro da banca : Silvio Ribeiro da Silva
Segundo membro da banca: Luiz Francisco Dias
Resumo: A partir da percepção de que os alunos dos anos finais do ensino fundamental da escola onde atuo apresentam dificuldades no que diz respeito à argumentação, esta pesquisa apresenta uma proposta de escrita de textos de gêneros variados, cujo trabalho priorizou os textos com conteúdos que, de fato, contribuem para tratar de assuntos referentes às comunidades da zona rural de Itabira onde moram os alunos sujeitos da pesquisa. O objetivo desta pesquisa é contribuir para a ampliação da capacidade argumentativa dos alunos a partir das práticas sociais desse grupo específico e atenuar a dificuldade existente no que concerne à produção escrita. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Antônio Camilo Alvim, em uma turma de 7º ano. A partir da análise de um questionário inicial aplicado aos alunos pelo professor de Língua Portuguesa da turma, executor da pesquisa, das anotações do diário de campo do professor pesquisador e das análises do material produzido a partir da aplicação do projeto de ensino, pretende-se que o resultado sirva para o aprimoramento das práticas pedagógicas nas aulas de Língua Portuguesa. Os textos produzidos foram publicados em um blog criado pela turma e tiveram versão impressa para que toda a comunidade escolar tenha acesso a eles.
Abstract: Based on the perception that students completing the final years of elementary school at the institution where I work have difficulties with regard to argumentation, this research presents a proposal of writing texts of varied genres. The work prioritized texts with contexts that, in fact, relevantly deal with subjects related to the communities of the rural area of Itabira, where the students in the study live. The objective of this research is to contribute to an increase in students' argumentative capacity based on the social practices of the specific group, and to mitigate the difficulties that exist with regard to written production. The research was developed at the Escola Municipal Antônio Camilo Alvim, in a class of the 7th grade. From the analysis of an initial questionnaire given to the students by their Portuguese teacher (the researcher), the notes of the teacher researcher's logbook, and the analysis of the material produced from the teaching project’s application, it is intended that the result will serve to improve pedagogical practices in Portuguese language classes. The texts produced were published in a blog created by the class that would be accessible to the whole school community.
Assunto: Língua portuguesa - Ensino Fundamental
Escrita - Estudo e ensino
Gêneros discursivos
Ambiente de sala de aula
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30913
Data do documento: 22-Fev-2019
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