Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30923
Type: Tese
Title: A circulação de cinco obras clássicas de poesia infantil brasileira publicadas entre 1940 e 1980: análise de estratégias para a permanência e acomodação dentro e fora do contexto escolar
Authors: Raquel Cristina Baêta Barbosa
First Advisor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
First Referee: Luís Hellmeister de Camargo
Second Referee: Rildo José Cosson Mota
Third Referee: Ana Maria de Oliveira Galvão
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Zélia Versiani Machado
metadata.dc.contributor.referee5: Marta Passos Pinheiro
Abstract: Esta pesquisa teve como objeto investigar fatores que contribuíram para as permanências, em diferentes versões, no mercado editorial e no campo da literatura infantil brasileira, das obras O menino poeta (1943) de Henriqueta Lisboa, Ou isto ou aquilo (1964), de Cecília Meireles, Pé de pilão (1968), de Mario Quintana, A Arca de Noé (1970), de Vinicius de Moraes e É isso ali (1984), de José Paulo Paes, publicados entre as décadas de 1940 a 1980, do século XX. Em última instância, pretendeu-se compreender o que faz uma obra de poesia infantil tornar-se clássica, ou seja, como se dá a construção do seu reconhecimento histórico, da sedimentação da sua qualidade e o fato de ela ser tomada como referência e base para outras produções. Para compreender esses fatores, foi construído um circuito de comunicação dessas obras de poesia infantil brasileira. A investigação baseou-se numa perspectiva histórica, tomando como uma das principais referências as contribuições da História dos Livros e da história da literatura infantil. A proposta metodológica centrou-se na categorização e análises de dados a partir de uma proposta de circuito, baseada no caminho metodológico denominado circuito de comunicação, proposto de Darnton (1990). Os pontos focalizados neste circuito e fontes podem ser nomeados como versões das obras, pareceres, documentos de premiações, catálogos, livros didáticos, antologias e sites. Além das fontes documentais, também foram aplicados questionários a professores dos anos iniciais e bibliotecários atuantes na rede municipal de Belo Horizonte. Os pontos focalizados no circuito foram: interferências econômicas, culturais, educacionais e sociais, no período em que as obras foram lançadas; autores e suas produções; obras e suas versões; editoras e seus atores; antologias poéticas e livros didáticos de Língua Portuguesa; avaliações; premiações e crítica literária; indicações de leitores especializados e não especializados; programas governamentais de incentivo à leitura; catálogos de livrarias virtuais; a presença das obras nas escolas e nas bibliotecas escolares; os professores como mediadores de leitura e, por fim, a possibilidade indireta de o leitor acessar as obras. A escolha por essas instâncias visou identificar, a partir da análise de diferentes aspectos internos e externos à produção e circulação de cinco obras de poesia infantil brasileira, fatores que contribuem para as suas permanências, em variadas versões, atingindo distintas gerações de leitores. Os resultados mostram que as obras permanecem circulando e são reeditadas pelo reconhecimento e pelo valor simbólico dos autores e do conjunto de suas produções e, por consequência pela força do texto literário, pelas releituras das obras, a partir dos olhares dos ilustradores, e as diferentes intervenções editorias e gráficas nas variadas propostas, com acréscimos e supressões. Dessa forma, são várias as adaptações na materialidade, nos paratextos e nas ilustrações para fazer com que as obras se renovem e circulem em distintos períodos. Outro fator se relaciona à relevância das instâncias que avaliam, selecionam e indicam as obras, bem como da presença de poemas e partes das obras em livros didáticos, antologias poéticas e outras materialidades como forma de divulgação, acomodação e legitimação das obras. E, por fim, constatou-se a presença das obras nas bibliotecas escolares, advindas de programas governamentais de incentivo à leitura que garantem o acesso e a formação do leitor literário.
Abstract: This research had the objective to investigate factors that contributed to the permanence, in different versions, in the publishing market and field of the Brazilian children's literature, of the works O menino poeta (1943) of Henriqueta Lisboa, Ou isto ou aquilo of Cecília Meireles (1964), Pé de pilão (1968) by Mario Quintana, A Arca de Noé (1970) by Vinicius de Moraes and É isso ali (1984) by José Paulo Paes, published between the decades of 1940s and 1980s of the twentieth century. Ultimately, it is intended to understand what makes a work of children's poetry become a classic, that is, how the construction of its historical recognition, the sedimentation of its quality and the fact that it is taken as a reference and basis for other productions. To understand these factors, a communication circuit was built for these works of Brazilian children's poetry. The research was based in a historical perspective, taking as a major reference the contributions of history books and history of children's literature. The methodology was focused on the categorization and analysis of data based on the methodological path named communication circuit, proposed by Darnton (1990). Besides documentary sources, questionnaires were also applied to teachers from the initial years and librarians working in the municipal schools of Belo Horizonte. The points focused on the circuit were: economical, cultural, educational and social interferences, in the period in which the works were launched; the authors and their productions, books and their versions, publishers and their actors, poetic anthologies and Portuguese textbooks, ratings, awards and literary criticism, recommendations from specialists and the public in general, government book-reading programs, catalogs of virtual bookstores, the presence of these books in schools and in school libraries, teachers as mediators of reading and, finally, the possibility of the reader accessing the works indirectly . The choice of these instances aimed to identify, from the analysis of different internal and external aspects to the production and circulation of five works of Brazilian children's poetry, factors that contribute to their permanence, in varied versions, reaching different generations of readers. The results show that the works continue to circulate and are reedited by the recognition and symbolic value of the authors and their productions and, consequently, by the strength of the literary text, by the re-readings of the works by different illustrators and the different editorial and graphic interventions in the various proposals, with additions and suppressions. In this way, there are various adaptations in materiality, paratexts and illustrations to make the works renew and circulate in different periods. Another factor relates to the relevance of the instances that evaluate, select and indicate the works, as well as the presence of poems and parts of the works in textbooks, poetic anthologies and other materialities as a form of dissemination, accommodation and legitimation. And finally, there was the presence of the books in school libraries arising from government to encourage reading programs, guaranteeing access and the formation of the literary reader.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/30923
Issue Date: 28-Feb-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese de Raquel Cristina Baêta Barbosa.pdfAberto7.97 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons