Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30925
Type: Dissertação
Title: Eficiência cerebral e velocidade de processamento de alunos dos Ensino Básico de Belo Horizonte, MG
Authors: Juliana dos Santos Lopes Apolinário
First Advisor: Carmen Elvira Flores
First Referee: Amadeu Roselli Cruz
Second Referee: Eni Ribeiro da Silva
Abstract: A eficiência cerebral prediz diferenças individuais no desempenho cognitivo, podendo ser determinada pela atividade neuronal e consequente consumo energético do cérebro durante a realização de tarefas. Um dos importantes parâmetros de medida dessa eficiência é a velocidade de processamento, componente básico no estudo das diferenças individuais na inteligência. Considerando-se a realização de tarefas cognitivas simples, indivíduos mais rápidos apresentam menor ativação neuronal e, portanto, melhor eficiência cerebral. Dessa forma, é possível estabelecer uma relação positiva entre a velocidade com que as tarefas cognitivas simples são executadas e inteligência. O objetivo principal desse trabalho foi verificar a ocorrência de uma melhor eficiência cerebral em crianças brasileiras, em dois períodos distintos, através de medidas de tempo de reação. Para tanto, os dados obtidos em um estudo anterior, realizado em 2005 pelo Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais – LADI/UFMG, foram utilizados para efeito de comparação com o desempenho de crianças escolares em 2017/2018. A fim de emparelhar a amostra atual com a de 2005, testou-se 198 alunos com idade entre dez e quinze anos, matriculados na rede básica de ensino de Belo Horizonte, com o Teste das Matrizes Progressivas de Raven – Escala Geral. A amostra finalmente comparada foi constituída de 48 criancas avaliadas em 2005 e 48 criancas avaliadas em 2017/2018. A medida de Tempo de Reação foi obtida pela execução de uma tarefa de Discriminação Perceptual Informatizada. Os sujeitos também foram submetidos à uma Avaliação de Comportamentos Disruptivos Externalizantes através da Escala de Déficit de Atenção e Hiperatividade, a mesma medida utilizada em 2005. Pese ao esforço de emparelhamento em idade e nível socioeconômico, as variáveis sexo e hiperatividade tiveram maior influência sobre a amostra de 2017 do que sobre a amostra de 2005. Os resultados finais indicaram que as amostras não diferiram significativamente no desempenho cognitivo ao longo de 12 anos de intervalo. De forma semelhante, não houve diferenças estatisticamente significativas entre as amostras nos tempos gastos para tomada de decisão. Isto provavelmente se deve à correlação significativa entre tempo de reação e desempenho cognitivo (-0,33 em 2005 e -0,38 em 2017/2018). Conclui-se haver uma relação íntima entre desempenho cognitivo e velocidade de processamento, assim como há a necessidade de se controlar aspectos comportamentais das amostras em estudos que pretendam identificar ganhos cognitivos ao longo do tempo.
Abstract: Brain efficiency predicts individual differences in cognitive performance, which can be determined by neuronal activity and consequent brain energy consumption during tasks. One of the important parameters of measurement of this efficiency is the processing speed, a basic component in the study of the individual differences of intelligence. Considering the accomplishment of simple cognitive tasks, faster individuals present less neuronal activation and, therefore, better brain efficiency. In this way, it is possible to establish a positive relation between the speed at which simple cognitive tasks are performed and intelligence. The main objective of this study was to verify the occurrence of a better cerebral efficiency in Brazilian children, at two different periods, through measures of reaction time. Therefore, the data obtained in an earlier study, carried out in 2005 by the Laboratory for Evaluation of Individual Differences - LADI / UFMG, were used to compare the performance of schoolchildren in 2017/2018. In order to match the current sample with that of 2005, 198 students aged between 10 and 15 years, enrolled in the public education system of Belo Horizonte, were tested with the Raven’s Progressive Matrices Test - General Scale. The sample finally compared was composed of 48 children evaluated in 2005 and 48 children evaluated in 2017/2018. Reaction Time measurement was obtained by performing a Computerized Perceptual Discrimination task. Subjects also underwent an Out-of-Network Disruptive Behavior Assessment using the Attention Deficit and Hyperactivity Disorder Scale, the same measure used in 2005. Despite the matching effort in age and socioeconomic level, the gender and hyperactivity genders had a greater influence on the sample than in the 2005 sample. The final results indicated that the samples did not differ significantly in cognitive performance over a 12-year interval. Similarly, there were no statistically significant differences between the samples at the time spent for decision-making. This is probably due to the significant correlation between reaction time and cognitive performance (-0.33 in 2005 and -0.38 in 2017/2018). We conclude that there is an intimate relationship between cognitive performance and processing speed, as there is a need to control behavioral aspects of the samples in studies that intend to identify cognitive gains over time.
Subject: Neurociências
Inteligência
Cognição
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30925
Issue Date: 27-Apr-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Juliana Apolinário.pdfAberto1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.