Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/30936
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Parceria público privada na educação infantil em Belo Horizonte
Autor(es): Clotildes Gonçalves Vieira
Primeiro Orientador: Ivan Beck Ckagnazaroff
Primeiro membro da banca : Daniele Oliveira Xavier
Segundo membro da banca: Neiva dos Santos Andrade
Resumo: O presente estudo visa entender o cenário da educação infantil na cidade de Belo Horizonte que teria levado os seus dirigentes, em 2011, a optar pela primeira Parceria Publico Privada registrada na área da educação no Brasil. A partir dos objetivos declarados pelo governantes da época, analisamos a construção e operação das 32 primeiras Unidades Municipais da Educação Infantil construídas neste modelo entre 2013 e 2015, a fim de entender se tais empreendimentos podem de fato ser considerados eficientes, eficazes ou efetivos, como pretendiam e este foi o problema de pesquisa. Sendo Belo Horizonte um caso inovador, o objetivo geral foi identificar os elementos chave para a implementação das PPPs, no contexto municipal da educação infantil em Belo Horizonte. Os objetivos específicos serão: a) demonstrar porque Belo Horizonte fez a opção por este tipo de contratação; b) analisar o atendimento da educação infantil antes e depois da PPP. Para responder estas questões, a metodologia utilizada foi a pesquisa documental exploratória além de entrevistas semi estruturadas com dirigentes e usuários das unidades PPPs da educação infantil de Belo Horizonte. Com o exposto neste estudo é possível concluir que na época da implantação do modelo, foram seus objetivos: a necessidade de atender a grande demanda por atendimento à educação infantil na cidade de Belo Horizonte; a expectativa de maior rapidez na construção das escolas; e a liberação dos professores para tarefas pedagógicas.
Abstract: This study aims to understand the scenario of early childhood education in the city of Belo Horizonte that would have led its leaders in 2011 to opt for the first Public Private Partnership registered in the area of education in Brazil. Based on the objectives stated by the governors of the time, we analyzed the construction and operation of the first 32 Municipal Infant Education Units built in this model between 2013 and 2015 in order to understand if such enterprises can in fact be considered efficient, effective or effective, such as and this was the research problem. Since Belo Horizonte was an innovative case, the general objective was to identify the key elements for the implementation of PPPs in the municipal context of early childhood education in Belo Horizonte. The specific objectives will be: a) to demonstrate why Belo Horizonte has chosen for this type of contracting; b) analyze the attendance of children's education before and after the PPP. In order to answer these questions, the methodology used was exploratory documentary research in addition to semi structured interviews with managers and users of the PPP units of the children's education of Belo Horizonte. With the above, it is possible to conclude that at the time of the implantation of the model, its objectives were: the need to meet the great demand for attendance to early childhood education in the city of Belo Horizonte; the expectation of greater speed in the construction of schools; and the release of teachers for pedagogical tasks.
Assunto: Administração pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal(EAD)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30936
Data do documento: 13-Abr-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Pública Municipal

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