Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/30941
Tipo: Tese
Título: Construindo ações coletivas nas instituições municipais de saúde: bases para uma gestão estratégica participativa
Autor(es): Juliana Gomes Cabral de Almeida
Primeiro Orientador: Livia de Oliveira Borges
Primeiro Coorientador: Francisco de Paula Antunes Lima
Primeiro membro da banca : Sônia Regina Pereira Fernandes
Segundo membro da banca: José Marçal Jackson Filho
Terceiro membro da banca: Cornelis Johannes Van Stralen
Quarto membro da banca: Ariane Agnes Corradi
Resumo: A presente tese teve como objetivo geral identificar as condições psicossociológicas que afetaram o funcionamento da gestão estratégica em saúde em nível municipal. A hipótese norteadora deste trabalho era que as relações tácitas de cooperação e confiança entre equipes de diferentes níveis estratégicos municipais influenciavam o funcionamento do sistema de saúde. No que se refere às opções metodológicas, baseei-me na modalidade pesquisação, pois, além de compreender o trabalho, a partir de situações reais vivenciadas pelos trabalhadores, busquei intervir nessas situações e modificá-las. Os resultados da pesquisa permitiram evidenciar dois momentos distintos, que estão subdivididos em primeiro e segundo momentos de mudanças. O primeiro refere-se à apreensão da ruptura psicossocial instalada; o segundo, à retomada das relações entre os membros da sala de situação, o coordenador de Programa de Saúde da Família, as equipes das Unidades de Atenção Primária, culminando em uma melhora qualitativa e quantitativa do trabalho de assistência à saúde da população. As relações tácitas de cooperação e confiança entre equipes de diferentes níveis estratégicos municipais influenciaram o bom funcionamento do sistema de saúde, por serem aspectos de fundo que favoreceram as relações profissionais e o funcionamento das práticas desse gestão estratégica. Ao mesmo tempo, a falta deles impede que o gerenciamento estratégico em saúde alcance o seu propósito. No que se refere à construção da relação de confiança entre os profissionais, posso dizer que essa construção corresponde melhor à imagem de círculos de interação social que se reforçam, como em uma espiral, e se deslocam dentro de um modelo, sem que se faça necessário que eles passem por todos os elementos e por todas as etapas da confiança. No primeiro momento de mudanças, os atores sociais utilizaram recursos externos (poder, controle). Mas esses recursos se tornaram inúteis no segundo momento, quando tais atores compartilharam experiências e observaram os atos uns dos outros. O tempo, o conhecimento e a experiência dos técnicos em saúde, o desconhecimento e a inexperiência em gestão por parte do novo coordenador de PSF, a sensação de que não só ele, como também as equipes do Programa da Saúde da Família poderiam contar com a ajuda desses técnicos, auxiliaram a aproximação entre eles. A interação, traduzida em diálogos, compartilhamento e troca de experiências e sugestões, marcava o início da retomada do estreitamento das relações de cooperação entre os profissionais e da gestão participativa, pois podiam expressar suas opiniões sobre as demandas emergentes de situações de saúde. Isso culminou em uma melhora qualitativa e quantitativa do serviço de saúde.
Abstract: The present study has as its chief objective the identification of the psychosociological conditions that have affected the functioning of strategic management in healthcare on a municipal level. The guiding hypothesis in this research is that tacit relationships of cooperation and trust between teams from diverse municipal strategic levels had influence over the functioning of the healthcare system. In regard to methodological choices, I have taken the ethnographical standpoint as the basis for understanding of work, both in the real situations lived by the health workers and in researching, given that, in addition to seeking an understanding of situations, I made a point of intervening in and modifying them. The results of this research brought to evidence two distinct moments, which are further divided into first and second moments of changes. The first refers to the apprehension of the established psychosocial rupture; the second, to the reestablishment of relationships between the members of the situation room, the coordinator of the Family Healthcare Program, and the teams from First Care Units, which culminates in qualitative and quantitative improvement of work in public healthcare. The tacit relationships of cooperation and trust between teams from different municipal strategic levels influenced positively the functioning of the healthcare system, since these relationships are background elements which fostered professional relationships and improved the functioning of strategic management practices. At the same time, the lack of such elements deters strategic management in healthcare from fulfilling its purpose. Pertaining to the establishment of the relationship of trust between professionals, I can state that it corresponds adequately to the image of circles of social interaction that strengthen each other, as in a spiral, and move according to a pattern, without the necessity of going through all the elements and stages involved in building trust. In the first moment of changes, social actors employ external resources (power, control). But these resources will be rendered useless at the second moment, when the actors will have shared experiences and observed each other's actions. The time, the knowledge, and the experience of health technicians, the lack of knowledge of and experience in management on the part of the new FHP coordinator, and the feeling that not only he, but also the teams from the Family Healthcare Program, could count on the technicians' aid fostered an approximation between them. The resulting interaction, in the form of dialogue and sharing of experiences and advice, marked the beginning of a renewed closeness in the relationships of cooperation between healthcare and participative management professionals, for they had opportunity to express their opinions concerning the emergent demands of healthcare situations. This accrued to qualitative and quantitative improvement of healthcare service.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30941
Data do documento: 25-Fev-2016
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