Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30977
Type: Dissertação
Title: Baixo alfabetismo em saúde bucal de pais/ responsáveis está associado à cárie dentária com envolvimento pulpar de seus filhos
Other Titles: Low oral health literacy of parents/caregivers is associated with the pulp-related consequences of dental care
Authors: Leticia Pereira Martins
First Advisor: Saul Martins de Paiva
First Co-advisor: Cristiane Baccin Bendo
First Referee: Cacilda Castelo Branco Lima
Second Referee: Fernanda de Morais Ferreira
Abstract: O Alfabetismo em Saúde Bucal é definido como o grau com o qual os indivíduos têm a capacidade de obter, processar e compreender informações básicas sobre saúde bucal, e os serviços necessários para aplicar informações e fazer escolhas de saúde adequadas. Estudos realizados têm evidenciado uma associação entre os níveis mais baixos de alfabetismo em saúde bucal dos pais e piores condições bucais de seus filhos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar a associação do alfabetismo em saúde bucal dos pais/responsáveis com a ocorrência de cárie dentária cavitada e suas consequências clínicas pulpares em pré-escolares de Ribeirão das Neves, MG. Foi realizado um estudo transversal representativo de pré-escolares de 4 a 6 anos de idade de Ribeirão das Neves, MG, e seus pais/responsáveis. Um total de 449 pais/responsáveis respondeu a um questionário socioeconômico e à versão brasileira do Hong Kong Oral Health Literacy Assessment Task for Paediatric Dentistry (BHKOHLAT-P), que mensura o alfabetismo em saúde bucal. A seleção das instituições de ensino e dos pré-escolares foi feito de forma randomizada estratificada, em duplo estágio, respeitando a proporcionalidade de pré-escolares em cada uma das três regionais de Ribeirão das Neves (Distrito de Justinópolis, Regional Centro e Regional Veneza), assim como dos pré-escolares matriculados nas redes de ensino Pública e privada do município. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais (COEP/UFMG), sob o parecer de número: 2725377. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) foi assinado pelos pais/responsáveis que autorizaram a participação dos seus filhos na pesquisa. Os pré-escolares assentiram por meio do Termo de Assentimento Livre Esclarecido (TALE). Os pré-escolares foram examinados nas dependências da escola, em uma sala reservada, por dois examinadores calibrados, os valores de Kappa variaram de 0,96 a 0,99 para a concordância inter-examinadores e para a concordância intra-examinador, para o diagnóstico de cárie dentária (Índice ICDAS simplificado) e das consequências clínicas pulpares da cárie (Índice pufa), utilizando luz artificial (lanterna de cabeça), espelho clínico e gaze para secagem dos dentes. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, testes Qui-Quadrado, Exato de Fisher e Linear por Linear para análises bivariadas, e Regressão Logística Multivariada (p<0,05). A prevalência de cárie dentária cavitada foi de 51,0%, e cárie com consequência pulpar de 13,6%. O modelo multivariado ajustado pelas variáveis grau de parentesco, pré-escolares e pais/responsáveis possuírem plano de saúde e já terem ido ao dentista, escolaridade materna, renda familiar mensal, sexo e idade do pré-escolares, demonstrou que o alfabetismo não foi associado à presença da cárie não tratada (OR:0,97; 95%IC:0,65- 1,46; p=0,890). Entretanto, pais/responsáveis com menor alfabetismo em saúde bucal tiveram 93% vezes mais chance de ter filhos com consequências clínicas pulpares da cárie não tratada (OR:1,93; IC95%:1,01-3,69; p=0,046) comparado com aqueles com maior alfabetismo em saúde bucal. Conclui-se que o baixo alfabetismo em saúde bucal de pais/responsáveis está associado a uma maior chance de seus filhos possuírem consequências clínicas pulpares da cárie dentária cavitada.
Abstract: Oral health literacy is defined as the degree to which individuals have the ability to obtain, process, and understand basic information about oral health, and the services required to make appropriate health choices, such as the right to access to an oral health service. Studies in other countries have identified an association between low levels of oral health literacy in parents and the worse oral conditions of their children. The objective of the present study was therefore to evaluate the association between the oral health literacy of parents/caregivers and the occurrence of untreated tooth decay and its pulp-related consequences in preschool children from Ribeirão das Neves, Minas Gerais. A cross-sectional study was carried out with preschool children aged 4 to 6 years old from Ribeirão das Neves, Minas Gerais, and their parents/caregivers. A total of 449 parents/caregivers responded to a socioeconomic questionnaire and the Brazilian version of the Hong Kong Oral Health Literacy Assessment Task for Pediatric Dentistry (BHKOHLAT-P) which measures functional oral health literacy. The selection of educational institutions and preschoolers was carried out in a randomized, stratified, double-stage form, respecting the proportionality of students in each of the three regions of Ribeirão das Neves (Justinópolis, the Center and Venice), as well as enrolled schoolchildren in the public and private education networks of the city. This study was submitted to and approved by the Ethics Committee in Research involving Human Beings of the Federal University of Minas Gerais (COEP / UFMG), under opinion number: 86759218.0.0000.5149. A Free and Informed Consent Form was sent to the parents/caregivers of preschool children, through which they authorized the participation of their children in the study, while the preschoolers consented through a FICF for children and adolescents. The children were examined on school premises in a private room by two calibrated examiners, with Kappa values ranging from 0.96 to 0.99 for inter-examiner and intra-examiner agreement, respectively, for the diagnosis of dental caries (simplified ICDAS Index) and the clinical consequences of dental caries (PUFA Index) using artificial light (headlamp), a clinical mirror and gauze for drying teeth. The data were analyzed using descriptive statistics, Chi-square, Fisher's Exact and Linear by Linear tests for bivariate analysis, and Multivariate Logistic Regression (p <0.05). The prevalence of cavitated dental caries was 51.0%, while for caries with pulp-related consequences it was 13.6%. The multivariate model adjusted for the variables kinship, preschoolers and parents/caregivers with health insurance and who have already attended the dentist, maternal education, monthly family income, gender and age of preschoolers, showed that literacy was not associated with the presence of untreated caries (OR: 0.97; 95% CI: 0.65-1.46; p=0.890). However, parents/caregivers with lower oral health literacy were 93% more likely to have children with clinical pulp-related consequences of untreated caries (OR: 1.93; 95% CI: 1.01-3.69; p=0.046) than those with higher oral health literacy. It is concluded that the low oral health literacy of parents/caregivers is associated with a greater chance of their children having clinical pulp-related consequences of cavitated dental caries.
Subject: Educação em saúde bucal
Cárie dentária
Pré-escolar
Pais
Condições sociais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOPEDIATRIA E ORTODONTIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30977
Issue Date: 16-Jul-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Leticia Martins.pdfDissertação Leticia Pereira Martins2.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.