Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30985
Type: Tese
Title: A representação do professor em Manuais do Professor de livros de alfabetização do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD
Authors: Juliana Cabral Junqueira de Castro
First Advisor: Renato de Mello
First Co-advisor: Rony Petterson Gomes do Vale
First Referee: Argus Romero Abreu de Morais
Second Referee: Dylia Lysardo Dias
Third Referee: Ivanete Bernardino Soares
metadata.dc.contributor.referee4: Wander Emediato de Souza
Abstract: Nesta pesquisa, propomo-nos a investigar como o professor é representado nos Manuais do Professor dos Livros Didáticos de Alfabetização, do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Como o programa funciona em ciclos trienais, selecionamos um Manual do Professor de cada edição correspondente aos anos 2000/2001, 2004, 2007, 2010, 2013, 2016. O PNLD foi criado em 1985, mas só a partir de 2000 é que passam a existir editais que regulam o processo de avaliação, excluindo os professores do processo de seleção dos livros. Desse modo, por tais editais serem documentos que impõem restrições ao gênero Manual do Professor, optamos por escolher obras posteriores ao documento. Para identificar e analisar as mudanças na representação do professor nos manuais, utilizamos principalmente a Teoria Semiolinguística, de Charaudeau, sobretudo em relação ao Modo de Organização Enunciativo, que revela em qual posição o sujeito falante se coloca frente a seu interlocutor, portanto seu comportamento enunciativo. Assim, procuramos verificar a ocorrência das modalizações de cada um dos comportamentos enunciativos adotados no Manual do Professor, a fim de entender como a posição do sujeito interlocutor, no caso, o professor, é marcada em cada obra. Por utilizarmos a Teoria Semiolinguística como ancoragem principal, tentamos elucidar as contribuições das teorias da enunciação (Bally, Jakobson, Benveniste e Bakhtin) para o conceito de sujeito, e das teorias das representações (principalmente com Durkheim e Moscovici) para o conceito de imaginários discursivos. Outrossim, explicamos, à luz da Teoria Semiolinguística, o contrato de comunicação do Manual do Professor, buscando observar a situação de comunicação, os sujeitos envolvidos, o gênero Manual do Professor, com suas restrições, as “finalidades” desse contrato. Além da Semiolinguística, valemo-nos também das categorias que evidenciam as competências referenciais, axiológicas e praxeológicas do interlocutor, como validação à priori do contrato comunicacional, conforme propõe Emediato, para desvendar como esse interlocutor – o professor – é representado nos textos. Nossa conclusão é que os manuais mais antigos pressupõem um professor mais autônomo e competente; já os mais novos, um professor dependente de respostas para as atividades do livro do aluno e instruções altamente detalhadas para o uso do livro e a condução da aula.
Abstract: In the following research we propose to investigate how the teacher's figure is represented on Teacher's Books of Literacy Textbooks of the Brazilian National Textbook Program (Programa Nacional do Livro Didático – PNLD) throughout the years. The PNLD happens in triennial cycles, therefore we selected one Teacher's Book for each edition of the following years: 2000/2001, 2004, 2007, 2010, 2013, and 2016. The PNLD was created in 1985, but only after 2000 the evaluation process gets regulated, excluding the teachers from the literacy book selection process. Thus, since this regulamentation restricts the genre of the teacher's books, we opted to select the works after the year 2000. In order to identify and analyze the changings of the teacher's representation on the teacher's books, we follow the Semiolinguistic Theory proposed by Patrick Charadeau, mainly focusing on the Enunciative Organization Mode, that shows what position the speaker subject puts itself in front of the interlocutor, therefore, its enunciative behaviavior. So, we attempt to verify the modalizationoccurance of each one of the enunciative behaviors used in Teacher's Book, in order to understand how the interlocutor subject's position, the teacher in this case, is marked in each book. By using the semiolinguistic theory as main guide, we are trying to elucidate the contributions of the enunciation theories (Bally, Jakobson, Benveniste and Baktin) to the subject concept and the representation theories (mostly with the views of Durkheim and Moscovici) to the discursive imaginaries concept. Moreover, in the light of semiolinguistic theory, we show the communication contract of the teacher's book, noting the communication situation, the involved subjects, the genre of the book, with its restrictions, and the goals of such contract. Besides semiolinguistic, we also use the categories that show the referential competences, axiological and praxeological of the interlocutor, as a validation a priori of the communicational contract, according to Emediato, in order to unravel how this interlocutor, the teacher, is represented on the texts. Our conclusion is that older teacher's books presuppose a more autonomous and competent teacher, whereas the newer books presuppose a teacher that is more dependent of the exercices' answers and highly detailed instructions to the book usage and how to conduct the class.
Subject: Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Análise do discurso
Professores – Formação
Prática de ensino
Livros didáticos – Brasil
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30985
Issue Date: 28-Jun-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JulianaCabral_TeseFinal.pdf31.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.