Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31005
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Roberto Pinto Nazáriopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6941387272802380pt_BR
dc.contributor.referee1Izabel de Fátima Cruz Melopt_BR
dc.contributor.referee2Glaura Aparecida Siqueira Cardoso Valept_BR
dc.contributor.referee3Eduardo Antonio de Jesuspt_BR
dc.creatorAna Luisa de Castro Coimbrapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6177917416495456pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T15:21:28Z-
dc.date.available2019-11-18T15:21:28Z-
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31005-
dc.description.abstractThis research traces the filmography of a Bahia’s director Alexandre Robatto Filho with the objective of noting how people appear in the images and how different cinematographic treatments are operated for these apparitions to happen. We understand that his films, whether by order for others or personal produtions, have put images and imaginaries about Bahia, but especially of his people, helping to forge through the cinema a kind of inonlyventory of popular figures, even when the primordial intention was not to portray them. This presences on screen - that shines or flashes - emanate a power leading not to a critical and analytical look at the work of Alexandre Robatto Filho, since, from these apparitions, we put in dialogue other works cinematographic and visual.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa percorre a filmografia do realizador baiano Alexandre Robatto Filho com o objetivo de notar como os povos aparecem nas imagens e como se operam diferentes tratamentos cinematográficos para que essas aparições aconteçam. Compreendemos que seus filmes, sejam os de encomenda ou os autorais, colocaram em cena imagens e imaginários sobre a Bahia, mas, sobretudo de seu povo, contribuindo para forjar, pelo cinema, uma espécie de inventário das figuras populares, mesmo quando o intuito primordial não era retratá-las. As presenças em tela – que resplandecem ou lampejam – emanam uma potência conduzindo-nos não somente para uma mirada crítica e analítica à obra de Alexandre Robatto Filho, uma vez que, a partir dessas aparições, colocamos em diálogo outras obras cinematográficas e visuais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlexandre Robatto Filhopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPovospt_BR
dc.subjectBahiapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subject.otherDiretores e produtores de cinema - Brasil-
dc.subject.otherCinema - Bahia-
dc.subject.otherRobatto Filho, Alexandre-
dc.titleRodar filmes, fazer cinema: Alexandre Robatto filho e as imagens dos povospt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_arquivofinal_ana.pdfAberto7.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.