Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31046
Type: Dissertação
Title: O concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra
Authors: Leonardo Souza Amorim
First Advisor: Flavio Terrigno Barbeitas
First Referee: Victor Melo Vale
Second Referee: Eduardo Campolina Vianna Loureiro
Abstract: O presente trabalho aborda aspectos da relação entre escrita e performance no Concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos através de análise estética, técnico-idiomática e textural, com a finalidade de apresentar as características do diálogo entre o violão e a orquestra. A pesquisa é desenvolvida a partir do levantamento de estratégias composicionais que Villa-Lobos utilizou para que o violão – com seu idiomatismo específico – pudesse fazer frente a uma orquestra. Essas informações servirão de base para uma comparação do Concerto de Villa-Lobos com outras três obras: Concierto de Aranjuez (J. Rodrigo), Concerto nº 1 em Ré maior (M. Castelnuovo-Tedesco) e Concierto Del Sur (M. M. Ponce), escolhidas por serem relativamente contemporâneas, antecedendo o Concerto para violão de Villa-Lobos por pouco mais de uma década, e por partilharem uma linha estética semelhante. Essas comparações visam mostrar procedimentos comuns e podem revelar como Villa-Lobos e os demais compositores atuaram para equilibrar duas fontes sonoras muito díspares, eventualmente apresentando os limites presentes no Concerto de Villa-Lobos. Esperamos que esta pesquisa possa auxiliar interpretes no entendimento da obra, contribuindo para sua execução e contínua divulgação.
Abstract: The present work deals with aspects of the relationship between writing and performance in Heitor Villa-Lobos Concerto for guitar and small orchestra through aesthetic, technical-idiomatic and textural analysis, with the purpose of presenting the characteristics of the dialogue between the guitar and the orchestra. The research is developed from the survey of compositional strategies that Villa-Lobos used so that the guitar - with its specific idiom - could cope with an orchestra. This information will serve as a basis for a comparison of the Villa-Lobos Concert with three other works: Concierto de Aranjuez (J. Rodrigo), Concerto nº 1 in Ré major (M. Castelnuovo-Tedesco) and Concierto Del Sur (M. M. Ponce), chosen for being relatively contemporary, preceding the Villa-Lobos Guitar Concerto for little more than a decade, and for sharing a similar aesthetic line. These comparisons aim to show common procedures and may reveal how Villa-Lobos and the other composers acted to balance two very disparate sound sources, eventually presenting the limits present in the Villa-Lobos Concerto. We hope that this research can help interpreters in the understanding of the work, contributing to its execution and continuous dissemination.
Subject: Música
Concerto para violão
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/31046
Issue Date: 30-Aug-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons